Estimular a prática esportiva entre crianças e jovens é um dos objetivos das escolinhas esportivas da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú. Uma delas é a de Boxe, ministrada em parceria com a Polícia Militar. O projeto, Anjos Sem Asas, atende mais de 100 crianças no 12º Batalhão de Polícia Militar e ainda tem vagas. Além da parceria com a FME, a iniciativa privada fez as doações para a compra de materiais para as crianças.
O responsável pelas aulas é o professor Whesley Hernandorena, as aulas são diárias nos horários das 11h, 13h30, 18h30, 19h30 e 20h30 e aos sábados das 10h às 12h. Ainda há vagas na parte da tarde. O intuito da oficina é auxiliar os jovens a mudarem suas vidas a partir do esporte.
O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), David La Barrica, explica que a parceria surgiu pela grande procura de jovens em vulnerabilidade social, pela prática do esporte. “Em nossa parceria com a Polícia Militar, ficou identificada a busca de ajudar essa garotada a sair das ruas e ficar longe da criminalidade. Então sabendo que a PM quer auxiliar esses garotos, fazendo um trabalho preventivo contra o crime, instalamos um projeto de boxe no local”, disse ele.
Felipe Lages é um dos alunos da escola. O garoto que tem 13 anos, já é campeão carioca de boxe, com atletas do Brasil todo. “Eu comecei a treinar no dia do meu aniversário, quando meus amigos chegaram e me convidaram para conhecer a luta. Hoje treino duas vezes por dia e já quero ser profissional”, contou ele.
Os jovens têm acompanhamento do batalhão da Polícia Militar. “Os policiais em alguns horários treinam juntos com os alunos do projeto. Eles aqui são auxiliados com psicólogos e é deixado bem claro que só podem treinar com notas boas na escola”, disse o tenente-coronel do 12º Batalhão da Polícia Militar, Evaldo Hoffman.
Os interessados em se escrever devem se dirigir até o 12º Batalhão, situado na Rua México 1191.