No último sábado (18), o Posto Central, Laboratório Municipal, Centro de Diagnose, Núcleo de Atenção à Mulher e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) abriram durante todo o dia, para realizar consultas e exames. Das 8h às 17h, foram realizados mais de mil atendimentos. O número poderia ter sido maior, já que cerca de 100 pacientes faltaram nas consultas e exames agendados.
“O esforço foi para fazer a fila de espera andar em algumas especialidades. Aproveitamos o sábado, que era o ‘Dia D’ da Vacinação para também ofertar esses serviços, além de oferecer uma série de orientações e atividades educativas e de lazer no Posto Central, para atrair a população”, contou a secretária de Saúde, Andressa Hadad.
O Setor de Regulação agendou 395 consultas e exames, que começarão a ser realizados na próxima semana. No Posto Central foram ofertados 140 exames preventivos, 78 consultas de avaliação com oftalmologista, 41 testes rápidos, 120 aferições de pressão arterial e teste de glicose e aplicadas 1200 vacinas. O Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR), que estava no Posto Central, realizou 169 procedimentos, sendo 115 de auriculoterapia, 37 quick massagem e 17 orientações fisioterapêuticas.
No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) foram feitos 84 atendimentos, sendo 20 endodontia (tratamento de canal); 20 cirurgias; 30 radiografias; 11 atendimentos de periodontia e cinco atendimentos de PNE (paciente com necessidades especiais). Além disso, distribuiu 300 escovas de dente no Posto Central, onde também foram feitas orientações sobre escovação.
O Laboratório Municipal realizou cerca de 260 exames, 10 agendamentos e cinco entregas de resultados.
O Núcleo de Atenção à Mulher realizou 59 atendimentos, de consultas ginecológicas, endocrinologistas, preventivos, exames clínicos das mamas, testes rápidos e avaliação de psicologia. Também foi realizada atividade do grupo de psicoterapia “Auto Estima”.
“O que nos chamou atenção foi a grande quantidade de pacientes que faltaram nos exames e consultas. No NAM, por exemplo, 50% das pacientes que agendamos, faltaram. Também tivemos faltas no preventivo, no eletrocardiograma e no ultrassom, o que totaliza quase 100 pacientes faltantes”, contou Andressa.
As Unidades de Saúde também abriram no sábado, para vacinar as crianças contra sarampo e poliomielite. Somente no “Dia D” foram aplicadas 2917 doses. Diversos setores da Secretaria de Saúde realizaram atividades no Posto Central.