Desde a semana passada, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) está intensificando as fiscalizações para coibir o uso de redes de pesca irregulares em Balneário Camboriú. Com o apoio do Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, o setor de fiscalização da SEMAM já apreendeu 2.800 metros de rede, de 7 a 14 de agosto.
Utilizando uma lancha, a equipe percorre a Praia Central e as praias agrestes para atender, principalmente, a denúncias. Mas também estão sendo feitas verificações de rotina. Entre as irregularidades encontradas, estão a uso da rede a menos de 300 metros da costa do mar e o tipo de malha empregada sem autorização.
As redes irregulares impedem a livre movimentação dos peixes e capturam diversas espécies, como tartarugas. A equipe também faz abordagens para orientar os pescadores. “A ideia é reeducar o pescador, dar apoio e mostrar que a fiscalização é necessária para o bem de todos e do meio ambiente”, diz Jhully Martins, servidora da SEMAM que está coordenando a fiscalização marítima.