Os testes da rede de abastecimento de água nas Praias do Estaleiro e Estaleirinho, previstos para iniciarem nesta quinta-feira (02), começarão na próxima semana. De acordo com o diretor-geral da EMASA, Douglas Costa Beber, a abertura da rede para a vazão da água foi suspensa porque o concreto do bloco de ancoragem do booster não secou devido à chuva. “Além disso, está sendo concluída a ligação e regulagem das bombas. Nossa meta é iniciar os testes na segunda-feira”, disse. A avaliação servirá para verificar se a tubulação está em pleno funcionamento, já que uma parte da rede foi implantada há alguns anos.
Na segunda-feira também deve iniciar a montagem do Reservatório de Água do Estaleiro, no topo da Rua Daniel Fraga. As obras de infraestrutura para abrigar o reservatório estão sendo finalizadas para receber as placas metálicas vitrificadas. O reservatório terá capacidade de 1500 m³ e será de aço vitrificado, material mais resistente à corrosão, semelhante ao R2, instalado na localidade do Barranco.
“Nesta fase de testes, iremos bombear a água sem que ela passe pelo reservatório, que estará em fase de montagem. O prazo é de 60 dias para que o reservatório esteja pronto, somente a partir daí o booster bombeará para o reservatório”, explicou o gerente de expansão da EMASA, Vinicius de Castro Oliveira.
O abastecimento nas praias agrestes atende uma reivindicação de mais 30 anos dos moradores que residem na região. Para início da cobrança da tarifa de água o consumidor deverá fazer um cadastro na EMASA, porém nesse período de teste não será feito o chamamento. Os moradores do Estaleiro e Estaleirinho devem esperar o chamamento da Autarquia Municipal para poder fazer a ligação à rede de água.
Nas Praias de Laranjeiras e Taquaras, o abastecimento de água poderá começar no final do mês de agosto. “As duas praias já poderiam estar recebendo o serviço, porém tivemos contratempos, como furto de equipamentos que acabaram atrasando a conclusão dos trabalhos”, finalizou Douglas.