Devido a estiagem do Rio Camboriú e o longo período sem chuvas na região, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) orienta aos moradores de Balneário Camboriú e Camboriú sobre o uso consciente de água. Segundo a régua de captação da EMASA, o nível do Rio Camboriú está em 1,25m, sendo que o mínimo deve ser 1,15m.
“Apesar da escassez de chuva, o abastecimento segue normalmente. Contudo, se o consumo não diminuir, é possível que ocorra a redução do abastecimento. Precisamos do apoio da população neste momento até o nível do rio subir novamente”, disse o diretor-geral da EMASA, Douglas Costa Beber.
De acordo com a Autarquia, a previsão do tempo aponta possibilidade de chuva para os próximos dias. “Caso a estiagem aumente entraremos em nível para contingência, mas a previsão é que chova nos próximos dias. Vamos mantendo a população informada quanto a estiagem”, completou o diretor-geral.
Além de preservar o meio ambiente, racionar água garante também a economia na conta de água. Confira algumas dicas para economizar:
– Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.
-Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.
– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.
– Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.
– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.
– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.