Pela primeira vez, após 20 de criação, o Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC) – Projeto Oficinas, de Balneário Camboriú, terá uma sede exclusiva. Localizada na Rua Canelinha nº 139, no Bairro dos Municípios, a nova sede foi inaugurada nesta sexta-feira (13), durante a programação do aniversário de Balneário Camboriú. O evento reuniu alunos, professores e autoridades.
“O Projeto Oficinas tem uma função social muito importante. Ele dá às crianças e adolescentes a oportunidade de aprender música, dança, teatro, idiomas dentre outros. É um caminho criativo que estamos ampliando para que nossas crianças e jovens desenvolvam no contraturno suas habilidades, agora em um ambiente mais amplo e adequado”, disse o prefeito, Fabrício Oliveira.
“Ficou lindo! Muito espaçoso, arejado. Com certeza o aprendizado das crianças será muito melhor aqui”, falou a moradora do Bairro dos Municípios, Maria Aparecida dos Santos, que é avó de Sofia Micaldi, de 8 anos, que participa de três oficinas. “Adorei! Ficou muito legal, bem bonito”, disse a pequena.
Dezesseis Oficinas e o Ensino de Línguas do Projeto Oficinas serão ministradas no novo espaço, que tem quase 800 m² que foi preparado para receber diariamente até 1400 alunos. No local serão ministradas as oficinas de Artesanato, Desenho, Pintura, Jazz, Ginástica Rítmica, Hip Hop, Capoeira, Xadrez, Informática, Teclado, Violão, Violino, Guitarra, Canto, Contação de História e Teatro e ainda o Ensino de Línguas – Espanhol, Inglês e Libras.
“Com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que está custeando o aluguel do espaço, pela primeira vez nossos alunos terão um espaço exclusivo para participarem das atividades do Projeto Oficinas. É um local amplo, que foi reformado para acolher nossas crianças e adolescentes da melhor forma”, falou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.
O CEAC – Projeto Oficinas é um Centro Educacional de Atendimento no Contraturno vinculado à Secretaria Municipal de Educação. São 27 oficinas realizadas em 11 polos. A instituição atende crianças e adolescentes das redes de ensino pública e privada. As metodologias e orientações pedagógicas são inclusivas, garantindo a integração e o desenvolvimento de todas as crianças e adolescentes.
As atividades na nova sede começam após as férias de julho, no dia 01 de agosto. O Polo da Rua Angelina, também no Bairro dos Municípios, não será desativado. Nele continuarão sendo ministradas as oficinas de skate, patinação, capoeira e bateria. As oficinas acontecem no contraturno escolar, duas vezes por semana, com a duração de 45 a 55 minutos.
MATRÍCULAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE
De 23 a 30 de julho será período de férias escolares, inclusive no Projeto Oficinas. As atividades retornam no dia 1º de agosto.
Quem quiser participar das oficinas no segundo semestre, as matrículas ocorrerão nos dias 01, 02 e 03 de agosto, nas Oficinas que ainda possuírem vagas. Para se matricular é necessário levar cópia do RG e CPF; do comprovante de residência, foto 3×4 e atestado de matrícula da escola que estuda. A matrícula só poderá ser efetuada pelos pais e/ou responsáveis legais.
Na Sede do Projeto Oficinas (Rua Canelinha) são feitas as matrículas paras as oficinas da sede e também dos polos CEM Ariribá, CEM Antônio Lúcio, CEM Vereador Santa e da Praia. No polo da Barra para as oficinas da Barra e do CEM Giovania de Almeida. As Bandas Escolares, que também integram o contraturno escolar, a matrícula é feita com os próprios instrutores nas escolas.
Faça o download da relação dos polos e oficinas aqui.