A qualificação no mercado de trabalho é o diferencial na hora de conseguir um emprego. Para auxiliar os moradores de Balneário Camboriú, o Ministério da Educação (MEC) oferecerá nove cursos por meio da plataforma EaD (ensino a distância) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Voluntário. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) e da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).
A primeira parte da inscrição, a pré-inscrição, começa terça-feira (19) e será feita na Sectur (Rua 2850, nº 566, entre a 3ª Avenida e a Marginal), pelo departamento de planejamento, que ficará responsável por cadastrar os candidatos interessados, por meio da plataforma Sistec, do Governo Federal. As inscrições ocorrem até 16 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. O interessado deverá levar documento com foto e fornecer o endereço de um e-mail pessoal.
A segunda parte da inscrição será feita pelo próprio candidato, que deverá estar atento aos prazos. Depois da pré-inscrição, o candidato receberá uma carta de encaminhamento, a partir de 29 de setembro, informando qual a instituição em que foi pré-matriculado, o número do protocolo, o período de início e término da oferta do curso, o endereço eletrônico para acesso a plataforma EaD e o prazo máximo para acesso à plataforma.
Por fim, a terceira parte da inscrição é o acesso a plataforma EaD, disponível a partir de 30 de outubro, no site do MEC, data em que começa o curso. O ensino EaD tem duração até 29 de março de 2018, com entrega de certificados até 30 dias após conclusão do curso.
Os cursos oferecidos aos moradores de Balneário Camboriú são:
– Espanhol básico
– Agente de resíduos sólidos
– Inglês básico
– Inspetor de qualidade
– Recepcionista
– Vendedor
– Produtor de cerveja
– Editor de projeto visual gráfico
– Fotógrafo
Mais informações com o setor de planejamento da Sectur, pelo telefone (47) 3367-8122.