A atividade pesqueira e a cultura alimentar de Balneário Camboriú serão celebradas durante a Festa dos Pescadores, que ocorre no Bairro da Barra neste sábado e domingo (07 e 08). Na abertura, às 8h de sábado, pescadores farão um arrasto de camarão, na Praia Central.
Com entrada gratuita, o evento ocorre na sede da Colônia de Pescadores Z-7 (Rua José Francisco Vitor, n° 40, Barra). A Festa, que está na 31ª edição, integra a programação do aniversário de 54 anos de Balneário Camboriú. É realizada pela Colônia de Pescadores Z-7, com o apoio da Fundação Cultural e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Neste ano, a Festa foi contemplada com recursos públicos por meio do edital de apoio a eventos da Fundação Cultural.
Entre as novidades desta edição, estão shows de humor. No sábado, às 19h, Mané Darci, personagem criado pelo compositor e músico da banda Dazaranha, Moriel Adriano da Costa, vai se apresentar. No domingo, às 15h, é a vez de Déte Pexera, personagem do ator Cláudio Rizzih.
Na programação, estão previstas também apresentações musicais e declamação de poesia (confira a programação abaixo). No sábado, às 20h, será escolhida a Rainha dos Pescadores.
A gastronomia típica também é um dos destaques. Tainha assada, camarão alho e óleo, camarão soltinho, sopa de siri, casquinha de siri, bolinho de camarão, isca de peixe, pastel de camarão, batata frita e churrasco integram o cardápio. O preço dos pratos varia de R$ 5 a R$ 35.
“A comunidade pesqueira da Barra é uma das mais antigas e significativas do Estado. O labor da pesca é exercido por produtores autônomos, que utilizam uma riqueza de conhecimento empírico na aplicação de técnicas tradicionais e na construção naval de pequenas embarcações de madeira. A atividade, por mais que nos dias de hoje apresente baixo lucro, ainda contribui de maneira efetiva na economia e na seguridade alimentar”, comenta a diretora de Artes da Fundação Cultural, Lilian Martins.
Em abril, a Colônia de Pescadores Z-7 transformou-se no o primeiro Ponto de Cultura de Balneário Camboriú. O reconhecimento foi dado pelo Ministério da Cultura. Fundada em 1925, a Colônia de Pescadores dá continuidade à cultura imaterial da pesca artesanal, passada de geração em geração. A entidade tem cerca de 400 associados.
Trânsito na Barra será alterado durante o evento
Em razão de os shows da Festa dos Pescadores ocorreram na frente da sede da Colônia de Pescadores, o trânsito na Barra terá alterações durante o evento. A partir das 9h de sexta-feira (06), a Rua José Francisco Vitor, no trecho entre a Avenida Hermógenes de Assis Feijó e a Praça do Pescador, será interditada (para a montagem da estrutura).
Até domingo (08), o acesso no trecho interditado será permitido a moradores e comerciantes. Durante a Festa, a Avenida Hermógenes de Assis Feijó e a Rua Antônio Domingos da Silva ficarão em mão dupla.
PROGRAMAÇÃO:
Sábado (07)
8h – Abertura com arrasto de camarão
11h – Almoço
17h – Início dos Festejos
19h – Show de Humor com Mané Darci
20h – Escolha da Rainha dos Pescadores
22h – Baile com a Banda Cia da Vanera
Domingo (08)
11h – Almoço
15h – Show de Humor com Déte Pexera
16h – Apresentação Idosas da Barra (poesia)
17h – Sorteio de brindes
18h – Apresentação de bandas escolares
20h – Show de encerramento com a Banda Cia da Vanera