Nesta sexta-feira (29), a partir das 9h, será feito plantio de 140 mudas de árvores na 4ª Avenida, no trecho entre as ruas 2650 e 3020; onde está sendo realizada a obra de mobilidade urbana “Binário Sul”. Serão plantadas as espécies: Quaresmeiras roxa e rosa, Ingá feijão, Bolão Ouro, Sibipirunas, Ipê rosa, amarelo e branco.
Retomadas neste ano, as obras do Binário Sul – prolongamento da 4ª Avenida estão sendo executadas num trecho de 544 metros de extensão, que vai da Rua 2650 até a Rua 3020. A obra tem um novo conceito de urbanidade, porque além de melhorias na mobilidade urbana, qualifica os espaços urbanos com a criação de mais de 2 mil m² de área verde com parques infantis, academias, pequenas praças e parque para cães. No total serão 11 áreas verdes e de lazer (veja no arquivo anexo no final do texto como serão as áreas). Este será o primeiro plantio de árvores no local e ocorrerá no lado direito da pista, no sentido norte-sul.
Neste trecho da 4ª Avenida serão construídas três pistas de rolamento, estacionamento, ciclovia protegida por jardim, calçadas em paver com acessibilidade e nova iluminação em led. Nas últimas duas semanas os trabalhos no local foram intensificados. Diversas equipes da Secretaria de Obras estão no local realizando obras de infraestrutura e acabamentos; FUMTRAN está realizando a sinalização das ruas e a empresa responsável pela obra (AJPotter) está concluindo os trabalhos de pavimentação.
A obra que prolonga a 4ª Avenida faz parte do Plano de Mobilidade Urbana – Binário Sul, aguardado há anos pela população. No ano passado, o Município retomou o projeto e realizou as demolições de seis imóveis residenciais, um hotel (parcial) e a limpeza de 20 terrenos para a implantação do prolongamento da 4ª Avenida. O trabalho realizado em 2017 possibilitou que a execução da obra, neste trecho. Todo recurso para a execução desta obra e dos entornos são provenientes da Operação Urbana Consociada 2 (OUC-2), relativo aos adicionais construtivos cobrados da construção civil e tem a destinação específica dos recursos para estas obras já determinadas em lei.
Baixar arquivo anexo desta matéria