Para coibir ligações clandestinas de esgoto, na próxima segunda-feira (18) a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) iniciará uma fiscalização com vídeo inspeção na rede pluvial. A ação vai contribuir para a melhoria da balneabilidade das praias e rios da cidade.
O serviço começará nas ruas próximas ao Centro Educacional Municipal (CEM) Vereador Santa, no Centro. Para a execução de todos esse serviço foram investidos pelo Município R$ 955.916,00 ao ano.
“Já fazemos videospenção na rede de esgoto para identificar ligações clandestinas e também as falhas estruturais da rede. Agora vamos iniciar um trabalho na rede pluvial, com uma microcâmera, para identificarmos com mais precisão ligações irregulares e evitarmos a poluição dos nossos rios e praias”, explicou o diretor-geral da EMASA, Carlos Haacke.
A EMASA realiza diariamente fiscalização através do programa Se Liga na Rede BC. No último balanço foram 27.667 vistorias, em nove bairros da cidade. Desse número, 18.230 foram inspeções, 8.746 reinspeções e 691 fiscalizações. O serviço é executado através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede coletora de esgoto para verificar a situação das ligações hidrossanitárias.