De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária da BR-101 em Santa Catarina, ao menos cinco pontos da rodovia seguem com bloqueios para veículos pesados. Em Garuva, Joinville, Araquari, Itajaí e Palhoça, os manifestantes continuam mobilizados no acostamento e não causam interrupções ao tráfego de carros, motos e ônibus.
Fim da greve:
Em entrevista concedida à Rádio Eldorado na manhã desta segunda-feira, 28, o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, disse que o momento agora é de que os caminhoneiros voltem às suas atividades. “Agora o pessoal ainda está dormindo, mas acredito que até o meio-dia tudo estará resolvido”, afirmou.
Lopes explicou que há grupos envolvidos nas manifestações que têm outras pretensões, diferente das dos caminhoneiros e da Abcam.
O que funciona na região nesta segunda-feira:
Educação: Em Itajaí, as aulas da rede municipal e estadual foram mantidas, com exceção das duas maiores escolas da região: Nilton Kucker, no bairro Vila Operária, e Victor Meirelles, no Centro. Em Balneário Camboriú, as aulas do ensino público estão suspensas. A Univali, IFC e UDESC também cancelou as aulas.
Aeroporto: O aeroporto de Navegantes também recebeu combustível nesta madrugada e agora pode operar sem limitações até a quarta-feira de manhã.
Transporte coletivo: O serviço ocorre normalmente em Itajaí e com horários de domingo em Balneário Camboriú.
Saúde: cirurgias eletivas e consultas estão suspensas nos hospitais e serão priorizados atendimentos de urgência e emergência. As unidades de saúde estarão abertas em horário normal.
Água e coleta de lixo: O abastecimento de água está operando normalmente e a coleta de lixo pode sofrer alterações nesta segunda em Itajaí. Já em Balneário Camboriú, ambos os serviços estão normalizados.
Combustível: A região está sem gasolina, diesel e etanol nos postos de combustível.
Saúde: no Hospital Municipal Ruth Cardoso, as cirurgias eletivas foram suspensas temporariamente. As consultas ambulatoriais e tratamentos fora do domicílio também estão canceladas. Serão mantidas somente para pacientes que fazem tratamento oncológico e diálise. As unidades de saúde trabalham normalmente, mas podem ter que ceder servidores para o Hospital Ruth Cardoso, já que muitos profissionais da unidade hospitalar são de fora do município e podem ter dificuldade de deslocamento.