Depois de organizar a fiação dos postes de iluminação pública do Calçadão da Avenida Central, no fim do ano passado, a Prefeitura fará trabalho semelhante nas demais vias da cidade. Para resolver o problema dos fios desordenados, o Município convocou empresas de telecomunicações para uma reunião, que ocorrerá nesta sexta-feira (18), às 14h.
O gestor da Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública (COSIP), Anderson dos Santos, e o diretor de fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria do Planejamento, Samir Dawud, tratarão do assunto com representantes da Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) e de empresas de telefonia, internet e TV a cabo. O encontro será na Sala de Reuniões da Secretaria da Fazenda, no Paço Municipal (Rua Dinamarca, 320).
“Vamos passar a situação atual da fiação desordenada e informar eles sobre como vamos fiscalizar”, diz Santos.
Na reunião, as empresas firmarão um termo de compromisso para a regularização, que será feita por meio de uma força-tarefa. As primeiras vias a receberem a ação vão ser as avenidas Atlântica, Brasil, Terceira e Quarta. Posteriormente, o trabalho será expandido para outras ruas. Na ação, as empresas terão de corrigir fios que estão fora de local e eliminar cabos que não estão sendo usados.
“A estimativa é de que 40% da fiação esteja inativa”, acredita Dawud. Além de causarem poluição visual, os cabos e fios instalados de forma desordenada dificultam o trabalho de manutenção da COSIP.