Conhecimentos de alunos sobre astros e estrelas serão avaliados nos Centros de Educação Municipal Professor Antônio Lúcio e Taquaras, de Balneário Camboriú. No próximo dia 18, as escolas participarão da 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Juntas, serão cerca de 240 alunos da Rede Municipal de Balneário Camboriú participantes neste ano.
Os trabalhos de preparação para a olimpíada começaram ainda no ano passado com algumas ações desenvolvidas, como a primeira noite de observação dos astros do universo durante a última lua cheia do ano, no CEM Professor Antônio Lúcio. “A nossa escola já participou no ano passado e os alunos estão animados para participarem neste ano. Possuímos um telescópio, usado em atividades do contraturno, após as 19h, o que contribui para que alunos e comunidade possam observar e compreender melhor o universo”, disse o gestor do CEM, Otto Alfonso Thiel.
A supervisora escolar do CEM Taquaras, Mariangela Patto, também ressaltou a importância da OBA. “Sabemos a importância de envolvermos nossos estudantes em projetos que incentivem o desenvolvimento cognitivo e ultrapassem os desafios do cotidiano. Realizar essa etapa do projeto, com o tema de astronomia e astronáutica, nos abre novas possibilidades de aprendizagem”, explicou.
A prova será aplicada no dia 18 e terá 10 questões (sete referentes a astronomia e outras três referentes à astronáutica). Dependendo da pontuação alcançada por aluno, as premiações podem ser elevadas a nível nacional. Todos os participantes receberão certificados.
Sobre a OBA
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento realizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A OBA ocorre desde 1998 que visa incentivar e difundir o conhecimento astronômico aos alunos de escolas públicas ou particulares do ensino fundamental ao médio, que se interessam pelo tema.
Fonte: oba.org.br/site