O polo de aprendizagem do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) de Balneário Camboriú foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (07). Instalado no Centro de Referência de Inclusão Produtiva (CRIP), localizado na Rua Estados Unidos, 156, o polo é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e o CIEE de Itajaí.
Estudam no local 167 alunos que frequentavam o programa Jovem Aprendiz no CIEE em Itajaí e 25 adolescentes do Programa de Iniciação ao Trabalho, curso que prepara para entrevistas jovens que ainda não estão trabalhando. Para que o polo fosse instalado na cidade, a Prefeitura de Balneário Camboriú cedeu salas do CRIP para o CIEE.
“Sorte significa o encontro da oportunidade com o preparo. A oportunidade para vocês vai acontecer na hora certa, mas o preparo é preciso buscar. Nós, da Administração Pública, estamos felizes de colaborarmos com a abertura desse importante local de aprendizagem”, disse o prefeito Fabrício Oliveira aos alunos do polo.
Antes da instalação do espaço, os alunos do Jovem Aprendiz tinham de ir a Itajaí para frequentar as aulas do programa. Era o caso de Sara Beatriz Mateus, 17 anos, que precisava ir à cidade vizinha uma vez por semana. “Eu saía da faculdade e ia direto pra lá. Incomodava um pouco. Achei interessante ter o polo aqui, vou ter um tempo para descanso”, comentou.
Superintendente do CIEE/SC, Marcelo Firmino Vaz destacou a importância das parcerias para a multiplicação dos resultados positivos. “Em parceria sempre conseguimos fazer mais e melhor. Estar em Balneário Camboriú já era um objetivo nosso para facilitar a vida dos jovens que precisavam se deslocar a Itajaí”, ressaltou Vaz.
“Nossa estrutura está à disposição para que os jovens recebam treinamento e possam dar os primeiros passos para a colocação no mercado de trabalho”, disse o secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, Luiz Maraschin.
Morador de Balneário Camboriú, Edjoão Vieira de Sena Santos, 16, estava há meses atrás de um curso que o preparasse para obter o primeiro emprego. Agora, ele está frequentando o Programa de Iniciação ao Trabalho.
“Estava procurando faz tempo esse curso, mas só tinha em Itajaí. Quando consegui aqui, agradeci bastante a Deus, porque é um curso que vai me ajudar futuramente. A turma é da hora, gente bem legal. Se eu não conseguir um emprego logo, pelo menos vou ter um diploma”, comemorou Edjoão.