(Por Ricardo de Oliveira – PMBC) Diminuiu o número de ocorrências registradas pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú por meio do telefone 153. No primeiro trimestre deste ano, foram atendidas 6.440 ocorrências. São 1.567 a menos que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram atendidas 8.007 ocorrências.
O secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira, explica que esses números demonstram a redução da criminalidade mo município e a manutenção da efetividade da Guarda Municipal. “Mantivemos a média de prisões com relação ao mesmo período do ano passado, com um número um pouco superior. Isso se deve ao fim das bases fixas e à colocação das nossas viaturas em rondas constantes pelas ruas da cidade”, pontuou Castanheira. Em 2018, foram realizadas 348 prisões e conduções, contra 332 no mesmo período do ano passado.
Somente no mês de março, foram realizadas 73 prisões ou conduções. Dentre as principais tipificações penais, estão 14 por posse de drogas, nove mandados de prisão, seis por tráfico de entorpecentes, três veículos recuperados, três por furto, um por roubo e uma arma de fogo ilegal apreendida.
A Guarda Municipal conta com 140 guardas, que divididos em escalas de trabalham atuam na cidade. Eles recebem treinamentos semanais para aprimoramento do trabalho, como primeiros socorros, prática de tiros e defesa pessoal com foco em MMA.