Maior complexo de saúde de Santa Catarina mantido por um município, o Centro Integrado de Saúde (CIS) vai representar um grande avanço para Itajaí, contribuindo para desafogar os pronto-socorros dos hospitais e centralizando atendimentos emergenciais e especializados. Com cerca de sete mil metros quadrados de área construída, divididos em quatro blocos, a obra será inaugurada oficialmente para a comunidade neste sábado (12), às 10h. Durante o evento, a população poderá conhecer as instalações do CIS e como será seu funcionamento.
“Apesar de termos recebido a parte física do CIS praticamente pronta, foi preciso equipar, organizar, sinalizar, definir os serviços, contratar todo o pessoal, médicos, enfermeiros, técnicos de raio-x. Podemos considerar a abertura do CIS como um ponto de partida da mudança que queremos implantar na Saúde de Itajaí, reunindo em um só lugar vários atendimentos e serviços. É uma estrutura pensada para toda a população, que vai oferecer atendimento digno, com acolhimento e humanização”, destaca o prefeito Volnei José Morastoni.
O CIS passa a concentrar, a partir de segunda-feira (14), às 7h, atendimentos que hoje ficam espalhados pela cidade, facilitando o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, os cidadãos poderão fazer suas consultas e agendar exames ou cirurgias em um mesmo local, diminuindo o tempo de deslocamento. Todos os ambientes do CIS também são climatizados e 100{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d} acessíveis. A estrutura é a maior que existe no Estado mantida por um município.
Localizado na Avenida Adolfo Konder, no bairro São Vicente, o complexo conta com Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas para urgências e emergências, Unidade de Assistência Médica Especializada, que oferecerá consultas especializadas, pós-consultas e exames, Laboratório Municipal e grande parte do setor administrativo da Secretaria de Saúde de Itajaí.
“O Centro Integrado de Saúde será um importante complemento à política de saúde que queremos concretizar do município, recebendo as urgências vindas das unidades de saúde e desafogando os prontos-socorros dos hospitais. Nossa meta é oferecer um atendimento de excelência com resolutividade dos problemas”, reforça o secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina.
Confira os serviços que funcionarão no CIS
O CIS contará com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porte III, que substituirá o Pronto Atendimento (PA) do São Vicente no atendimento de urgências e emergências. A UPA 24 horas será habilitada junto ao Ministério da Saúde para que o município passe a receber um incremento de R$ 500 mil mensais para custeio. A estrutura ficará em uma área de 2.050 metros quadrados com consultórios adultos e pediátricos, sala de curativos, eletrocardiograma, radiologia própria, sala de emergência, farmácia e 30 leitos para observação.
A Unidade de Assistência Médica Especializada, conhecida como PAM, ficará em uma área de mais de dois mil metros quadrados, com consultórios amplos e modernos, espaço para avaliação e pós-consulta, sala de apoio e diagnóstico, entre outros ambientes. O local vai oferecer consultas especializadas, pós-consultas, exames cardiológicos (esteira, holter, mapa e eletrocardiograma) e ultrassonografia. O setor de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria ficará junto à unidade para garantir mais facilidade na marcação de cirurgias e exames, bem como na prestação de informações à comunidade.
Com a inauguração do CIS, a Secretaria de Saúde de Itajaí estará ainda mais próxima das demandas da comunidade. Grande parte do setor administrativo vai ocupar um dos blocos do complexo, atendendo ao público a partir de segunda-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Na sede da Rua Leodegário Pedro da Silva, 300, bairro Imaruí, permanecem a Vigilância Epidemiológica, o Setor de Transporte, o Setor de Manutenção e, futuramente, o Almoxarifado.
Outro serviço que, em breve, será instalado no CIS é o Laboratório Municipal. Para mudança definitiva, são necessárias autorizações do Ministério da Saúde, que não foram liberadas até o momento. Além de exames de HIV, hepatite, toxoplasmose e tuberculose, a novidade é que o laboratório está sendo estruturado para atender a demanda da urgência e emergência da UPA, agilizando diagnósticos e agregando mais qualidade ao atendimento. A estrutura conta com salas de coleta, laboratórios integrados e sala de laudos em uma área de 620 metros quadrados.
Horário de funcionamento do CIS a partir de segunda-feira:
Unidade de Pronto Atendimento (UPA): 24 horas, com início às 7h
Unidade de Assistência Médica Especializada: 7h às 19h
Secretaria de Saúde de Itajaí: 8h às 12h e 14h às 18h
Endereço: Avenida Adolfo Konder, s/nº, bairro São Vicente, próximo a rótula da Polícia Civil e da entrada para a Rua Estefano José Vanolli. Telefone: (47) 3249-5500