A retomada das obras nos berços do Porto de Itajaí, o plano do município para a melhoria na infraestrutura urbana e as novas políticas implantadas pelo governo municipal, associadas à melhoria do ambiente econômico do País contribuíram para a retomada da geração de empregos em Itajaí. O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho aponta saldo positivo de 921 vagas nos cinco primeiros meses do ano. Ao longo de todo o ano passado, haviam sido fechados no município 2685 postos de trabalho.
Uma das justificativas para a ampliação de vagas é o retorno da confiança do empresariado no mercado brasileiro, mas políticas públicas adotadas pelo Município de Itajaí também contribuíram para essa melhora.
Mensalmente, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Sedeer) realiza cursos de capacitação sobre mercado de trabalho, currículo, entrevistas de emprego e motivação pessoal. O objetivo é fazer com que os candidatos procurem por vagas que atendam a suas características pessoais gerando, assim, mais contratações.
“A retomada das obras no Porto também geram uma fé maior do empresário no mercado itajaiense. As expectativas melhoram e as empresas se sentem mais confiantes para investir aqui.”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Giovani Alberto Testoni.
A expectativa é que o Porto de Itajaí volte a ser uma grande potência econômica de Santa Catarina. No último mês, foi assinada a ordem de serviço para conclusão das obras de realinhamento e reforço do berço 3, que deverá ser entregue até novembro, e retomada dos trabalhos no berço 4, com término previsto para maio de 2018. A obra já gerou a contratação de cerca de 100 trabalhadores da mão de obra local.
Indústria, construção civil, serviço e agropecuária
Os principais setores que apresentaram desempenho positivo nos primeiros meses desse ano estão a indústria de transformação (377), agropecuária (263), serviços (226) e construção civil (197).
O aumento no número de empregos formais também é uma realidade brasileira, que registrou no mês de maio a criação de 34.253 novos postos de trabalho. Um aumento de 0,09{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d} em relação a abril.
“A baixa de juros e o desenvolvimento da economia brasileira já podem ser sentidas com esses números positivos. Itajaí está seguindo a tendência nacional.”, completou Giovani.