O sábado (24) foi de diversão para os moradores do Bairro Vila Real, em Balneário Camboriú. Crianças, jovens e adultos foram até o Centro Social assistir ao filme “Divertida Mente” que fala sobre sentimentos e emoções, aborda as mudanças causadas no corpo e na mente com a chegada da adolescência e reforça o valor da família e da amizade. A sessão de cinema faz parte do Projeto “Cinema nas Comunidades” da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.
Cerca de 200 pessoas assistiram ao filme. Elas foram chegando aos poucos e de repente encheram o Centro Social. Para acompanhar o filme, teve pipoca, algodão doce, cachorro quente e canjica. Morgana Rocha levou os filhos Luiza, Lucas e Helena para participarem da programação. “Avisaram na escola que ia ter filme e a gente veio. Está muito legal, as crianças adoraram o algodão doce, pegaram pipoca e agora vamos assistir o filme”, contou. De olho na telinha, Nanci da Silva levou a filha adolescente, Jenifer, e o filho pequeno, Veneli, para a tarde de cinema. “A gente não tinha nada para fazer à tarde, então achei muito boa esta opção”, disse a mãe.
O objetivo da programação era justamente atrair as famílias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), principalmente aquelas com filhos adolescentes de 15 a 29 anos, para incentivar que eles se inscrevessem no ID Jovem. O programa do Governo Federal garante aos adolescentes acesso a benefícios de meia-entrada em eventos artísticos culturais e esportivos, e também a vagas gratuitas ou com desconto, no sistema de transporte coletivo interestadual. Willian Grutka da Silva, de 15 anos, foi para levar os dois irmãos e três primas para assistir ao filme e lá ficou sabendo do ID Jovem. “Acho que a minha mãe fez meu cadastro, mas não tenho certeza. Quando chegar em casa vou perguntar pra ela e se eu não tiver vou fazer pra conseguir esses descontos” falou o jovem.
“Veio muita gente. Ficamos surpresos e bastante felizes com o resultado do Cinema nos Bairros na Vila Real. Cumprimos com nosso objetivo, que era de proporcionar uma tarde especial para as famílias desta comunidade, com entretenimento e lazer, e ainda divulgar para os pais e adolescentes o ID Jovem que garante benefícios aos jovens de família de baixa renda”, disse o secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, Luiz Maraschin.
“Essa sessão cinematográfica trouxe entretenimento e educação. Este filme aborda questões bem importantes, incentivando a formação crítica”, disse a diretora do Lar dos Adolescentes, Joana Darc Oliveira. Os adolescentes abrigados no Lar também participaram da tarde recreativa.
Sobre o ID Jovem
Para se cadastrar no programa ID Jovem, os interessados devem pertencer às famílias com renda mensal de até dois salários-mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. O benefício vale também para não estudantes. Caso os dados não estejam atualizados, é só procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município ou no setor responsável pelo Cadastro Único, localizado na Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, na Rua 2000, nº 1380.
A ID Jovem pode ser emitida pelo site do programa ou baixando o aplicativo para smartfones. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do smartphone ou impresso pela página da internet, acompanhado de documento oficial com foto. A validade é de 180 dias e após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no app ou no site.