Está chegando a hora do Brasil receber a quarta edição dos Jogos Pararan-Americanos de Jovens e a ansiedade toma conta dos atletas e técnicos. Nesta segunda-feira (20) acontece a abertura oficial do Parapan no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo e os jogos se estendem até o dia 25.
Ao todo, são cerca de mil atletas de 13 a 21 anos representando 21 países. Os competidores disputam medalhas em 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.
Esse é o 2º Parapan de jovens que Itajaí tem representantes. Na edição de 2013, em Buenos Aires, Itajaí teve dois atletas da bocha paralímpica, além da Professora Aline Rita de Barros. Nesta edição além de aumentar o número de atletas, também tivemos a convocação da professora Aline como técnica da modalidade da bocha.
Os atletas que representam Itajaí são: Jucelio da Silva Torquato, na modalidade do tênis em cadeira de rodas, Rock Hudson no judô e Fabrício Junior no atletismo.
“Esse evento é muito importante, pois é o resultado de um processo que começa nas escolas. Chegar aqui nos dá força para continuar fomentando as modalidades paradesportivas, principalmente para aqueles deficientes em idade escolar” destaca a professora e técnica, Aline.