O Dia dos Namorados será comemorado na próxima segunda-feira (12) e a movimentação no comércio já começou. Também chamado em alguns países como Dia de São Valentim, é uma data especial e na qual celebra-se a união amorosa entre casais. Para presentear seu par da melhor forma e evitar quaisquer problemas relacionados às compras, o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor de Balneário Camboriú (PROCON/BC) dá dicas e orientações.
Decidir com antecedência a respeito do presente é a melhor forma de facilitar a compra, pois permite a pesquisa de preços, qualidade e usabilidade dos produtos. Deve-se atentar ao valor do serviço ou produto para cada modalidade de pagamento oferecida pelo comércio. O órgão informa que agora o estabelecimento pode, se desejar, oferecer desconto de acordo com a forma de pagamento, seja por meio de dinheiro, cartões ou cheque.
Nas compras feitas pela internet ou catálogos, o PROCON/BC recomenda que o consumidor leia atentamente os critérios, como características, formas de pagamento e prazo de entrega, já que a data se aproxima. Para as modalidades de compra fora do estabelecimento, existe o prazo de arrependimento de 07 dias a partir do recebimento do produto.
Para parcelamentos, deve-se prestar atenção aos juros inclusos nas parcelas, bem como eventual contratação de garantia estendida, situações que devem ser apresentadas ao consumidor no ato da compra ou contratação. É essencial que o consumidor lembre-se de questionar no momento da compra se é possível e quais as condições de troca do produto, de modo que a loja não tem o dever imediato de realizar a troca de qualquer mercadoria se não apresentar defeitos, mesmo que seja objeto de presente.
Por fim, em casos de contratação de serviços como restaurantes, o consumidor deve se informar sobre a cobrança de taxa de serviço ou couvert artístico. A taxa de serviço é opcional, ou seja, o consumidor decide se deseja ou não fazer o pagamento. Já no caso do couvert artístico, a informação deve ser ostensiva quanto ao seu pagamento.
Em caso de dúvidas ou irregularidades, o consumidor pode procurar orientação do PROCON/BC, pelo 151 ou diretamente na sede, localizada na Rua 2000, n° 856 entre as Avenidas Terceira e Quarta. O atendimento acontecer de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.