Cerca de 30% da Operação de Vistoria e Limpeza de Bocas de Lobo de Balneário Camboriú já foi executada. A ação desobstrui e limpa, em caráter emergencial, cerca de duas mil bocas de lobo, em regiões da cidade que sofreram alagamentos, nas enxurradas de janeiro. Para a ação a Secretaria de Obras terceirizou o serviço de dois caminhões hidrojatos, que somados a dois da municipalidade, formaram-se quatro frentes de trabalho, que já estão atuando desde segunda-feira (19), no Centro e bairros da cidade.
Para a Operação a Secretaria de Obras segue um roteiro determinado pela Defesa Civil que mapeou a cidade detectando os pontos mais atingidos. Ao todo serão 162 ruas trabalhadas na ação, no Centro e em todos os bairros, incluindo a Região Sul, que compreende o Nova Esperança, Barra e Praias Agrestes.
Nas duas primeiras semanas de serviço foram vistoriadas e limpas nas ruas do Centro 480 bocas de lobo. “Isso corresponde à produtividade de apenas dois caminhões hidrojatos – contratados. Além deles temos mais duas equipes da Secretaria de Obras trabalhando nos bairros; além da Equipe de Operações Noturnas que atua, durante a madrugada, em locais mais movimentados das ruas do Centro”, informa o diretor-geral, João Miguel (Tatá). “Não estamos só limpando as bocas de lobo. Na vistoria são detectados os problemas como tubulação e grelhas quebradas. Para isso segue, junto às equipes, um coordenador da Secretaria de Obras mapeando os trechos e, para cada problema detectado, entra em ação, no mesmo ponto e simultaneamente, nossos servidores consertando a tubulação e trocando grelhas, se for o caso”, complemente Tatá.
As Equipes
Das quatro equipes atuando na Operação de Vistoria e Limpeza das Bocas de Lobo de Balneário Camboriú, as duas terceirizadas estão na região central da cidade, onde 25 ruas serão trabalhadas, nos trechos entre a Avenida Atlântica e Marginal Leste; da Rua 1201 a 2550.
Uma equipe atua na Região Sul, iniciando pela região do Nova Esperança, Loteamento Schultz, local mais afetado pelos alagamentos. E a quarta equipe já atua há um mês no bairro dos Municípios.
O mapeamento feito pela Defesa Civil e seguido pelas equipes define as ruas que estão relacionadas no arquivo. A relação não está na ordem cronológica da realização dos serviços.
A Empresa
A empresa Trinitá Grupo de Saneamento, de Balneário Camboriú, foi contratada emergencialmente para auxiliar na Operação de Vistoria e Limpeza, pelo valor mensal de R$77.300. A contratação compreende os serviços de dois caminhões combinado de hidrojato e vácuo, com a mão de obra de dois motoristas e quatro ajudantes – duas equipes. O contrato feito pelo período de dois meses, pode ser renovado por mais dois meses.
Ruas já concluídas
A limpeza de bocas de lobo já foi concluída nas ruas 1822; 1922; 1926; 1950; 902; 990; 980; 1500; 1542; 620 e 600.