Após surgir um vídeo nas redes sociais de um apartamento no edifício Millennium Palace em Balneário Camboriú balançando com o vento da tempestade que ocorreu na última terça-feira (23), internautas ficaram surpresos com o fato, porém isto é comum e não quer dizer que o prédio esta comprometido.
Se você já esteve em um prédio alto, deve ter percebido que em dias de muito vento a sua estrutura balança. Não é só impressão! Algumas construções de grandes estruturas como edifícios de Balneário Camboriú costumam balançar em decorrência do vento.
É natural e previsto pelas normas técnicas da construção civil e pelos mais avançados estudos da engenharia que todas as edificações, independente de suas alturas, se movimentem. Isso porque fica assegurada sua estabilidade, sempre respeitando e considerando o bem-estar e o conforto de cada morador.
Prédios como os de Balneário Camboriú são projetados para suportar ventos muito superiores ao máximo valor previsto para eles. Em cima do valor nominal máximo previsto para os ventos, o prédio ainda conta com um coeficiente de segurança bastante alto (no mínimo 2). Um coeficiente de segurança 2 significa que o prédio é construído para suportar no mínimo o dobro da carga máxima prevista.
Confira o vídeo:
A construtora FG Empreendimentos emitiu nota sobre o ocorrido:
[googlepdf url=”https://www.bcnoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/01/NOTA-IMPRENSA-ED.-MILLENIUM-25_01_18.pdf” width=”100%” height=”600″]