Os jovens que completam 18 anos em 2018 já podem realizar o alistamento militar. De 1º de janeiro até 30 de junho, o alistamento deve ser feito no site www.alistamento.eb.mil.br. Para realizar o cadastro online é necessário informar o número do RG, CPF e ter em mãos um comprovante de residência.
Uma vez feito o alistamento, o jovem recebe um número de registro de alistamento no Certificado de Alistamento Militar (CAM) e poderá verificar, por meio do portal, se continuará na seleção para uma das Forças Armadas, Marinha, Exército ou Aeronáutica, ou se foi dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Caso não faça o alistamento obrigatório, a pessoa fica impossibilitada, entre outras coisas, de obter passaporte, conseguir ingressar como funcionário em instituições oficiais, matricular-se em qualquer instituição de ensino, inscrever-se em concursos públicos e tirar o título eleitoral.
Anualmente, cerca de 1,8 milhão de jovens participam do processo e 100 mil são convocados e incorporados às Forças. Em Balneário Camboriú, cerca de mil jovens deverão se alistar em 2018. O diretor da Junta de Serviço Militar de Balneário Camboriú, Gilson Antônio Rogério, fala sobre a importância do alistamento e do serviço militar. “O juramento à bandeira e à pátria é uma honra ao cidadão brasileiro”, diz.