A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú divulgou o balanço das ocorrências registradas em março de 2025. Ao todo, foram 3.624 atendimentos realizados pelos Agentes de Trânsito e pela Guarda Municipal.
A Guarda Municipal respondeu por 2.353 ocorrências, com destaque para averiguações (717), abordagens (375) e casos de perturbação do sossego (188). Foram promovidas 41 operações com a Fiscalização de Atividades Urbanas, com foco em uso de som em locais públicos e comércio irregular. A Guarda Municipal Ambiental atendeu 73 casos envolvendo resgate ou captura de animais.
Durante o mês, 83 pessoas foram conduzidas à Central de Plantão Policial. Entre os casos, foram cumpridos 16 mandados de prisão, além de prisões por furto (8), ameaça (6), lesão corporal (4) e tráfico de drogas (2).
“Atingimos uma marca histórica para segurança pública de Balneário Camboriú, onde nos dez dias do fim de março, tiramos de circulação 15 foragidos da justiça. Foram grandes ações desenvolvidas, através dos Agentes de Trânsito, Guarda Municipal e Diretoria de Contenção de Ocupações Irregulares e Degradação Ambiental (DCOI), onde buscamos operações para identificar e prender esses criminosos que são um risco para nossos moradores e turistas, com dois estupradores, alguns traficantes, associados criminosos, ladrões e um homicida presos, todos condenados pela justiça”, destacou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann.
Os Agentes de Trânsito atuaram em 1.271 ocorrências. Os principais registros foram averiguações (133), estacionamento em local proibido (120) e estacionamento em rebaixo de meio-fio (109). Também atenderam 27 acidentes com vítimas e dez sem feridos.
Foram realizadas 37 barreiras de trânsito, resultando em 1.045 abordagens, 474 autuações, 120 remoções e 24 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool.
No caso de autopropelidos e ciclomotores, foram feitas 726 abordagens, com 24 remoções, 18 autuações, 13 liberações e 35 retenções para regularização. A fiscalização de transportes abordou 399 veículos, com 116 autuações e 18 remoções. Além disso, 33 veículos abandonados foram retirados das vias públicas.
No primeiro trimestre de 2025, os Agentes de Trânsito registraram 537 infrações, aumento de 1.018% em relação ao mesmo período de 2024. Do total, 61% foram cometidas por motocicletas e 39% por automóveis, sendo 62% no período diurno e 38% à noite.
Março teve o maior número de autuações: 280 infrações relacionadas a som alto, escapamentos irregulares e alterações no motor.
“Essas práticas geram poluição sonora e gases em excesso, sendo consideradas infrações de trânsito e, em alguns casos, configurando crimes ambientais. Ressalta-se que a fiscalização dessas infrações é realizada diariamente pelos Agentes de Trânsito, por meio de patrulhamento ostensivo e barreiras de controle viário”, finalizou Evaldo.