O relatório da Abordagem Social referente ao primeiro trimestre de 2025 foi divulgado pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Balneário Camboriú. No período, foram registradas 8.777 abordagens, um aumento de 6,4% em relação ao mesmo período de 2024, que contabilizou 8.248.
Das abordagens realizadas, 1.084 resultaram em atendimentos. A diferença entre os números ocorre porque uma mesma pessoa pode ser abordada diversas vezes. Em alguns casos, o mesmo indivíduo foi abordado mais de cem vezes ao longo do trimestre.
Além disso, cerca de 10% das abordagens são motivadas por chamados da população em que, ao chegar ao local, a equipe não encontra ninguém, mas a ocorrência é registrada da mesma forma.
No mesmo período, a central da Abordagem Social recebeu 4.270 solicitações via telefone 156 e aplicativo, número recorde até então.
“Muitas pessoas recusam o acolhimento devido à dependência química crônica, o que faz com que sejam abordadas repetidamente, gerando diversas ocorrências para um mesmo indivíduo. Mas seguimos atendendo e indicando que a população siga nos acionando para juntos lidarmos com essa situação que aflige a todos”, afirmou o secretário de Assistência Social, Omar Tomalih.
O balanço revela ainda que 52% das pessoas atendidas nunca haviam sido registradas pelo serviço, o que corresponde a mais de 500 novos casos. Outras 151 pessoas voltaram a ser atendidas após mais de um ano, representando 14% do total.
Entre os encaminhamentos realizados estão 3.251 acolhimentos na Casa de Passagem do Migrante, 283 concessões de passagens rodoviárias e 104 acolhimentos institucionais.
Na Casa de Passagem do Migrante, o acolhimento é noturno, com direito a banho e alimentação. Já o acolhimento institucional, com permanência de até 90 dias, é feito em três instituições conveniadas com o município. Atualmente, 65 pessoas estão acolhidas nessas unidades.
A Abordagem Social funciona 24 horas por dia, com equipes atuando em todos os dias do ano. O serviço realiza buscas ativas para oferecer auxílio às pessoas em situação de rua. Quando o acolhimento é recusado, são fornecidas orientações sobre os serviços disponíveis.
O atendimento pode ser solicitado pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp (47) 98807-2405.