A música “Filhos de Nero”, de compositores de Florianópolis, venceu o 13º Festival da Canção de Balneário Camboriú. O evento começou quinta-feira (28), no Teatro Municipal Bruno Nitz, e terminou sábado (30), com o anúncio das canções ganhadoras.
“Filhos de Nero”, de Matias Ardanz e Gilson Ferreira de Oliveira Junior, foi levada ao palco pela cantora peruana Nicole Ruju, moradora de Santa Catarina, escolhida como Melhor Intérprete do festival. Além do primeiro lugar, a composição recebeu o troféu de Melhor Arranjo.
Em segundo lugar, ficou “Zarabatana”, composta e interpretada pelo cantor e ator Rizzih. O artista de Itajaí, famoso por dar vida à personagem Dete Pexera, ganhou também como Melhor Artista Solo e Melhor Letra.
De Santa Rosa do Sul, veio o terceiro lugar: “A Mentira Bem Contada”, composição de Weskley Raupp de Oliveira. A música foi apresentada pela Barba Rala, que venceu como Banda Revelação (confira no fim do texto a relação das campeãs e a letra das três vencedoras).
Promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural, o festival premia composições de estilo livre, originais, inéditas, em língua portuguesa e de autores maiores de 18 anos de todo o Estado. O evento tem apoio de empresas e entidades selecionadas por um edital público.
Na noite da final, o Teatro Municipal Bruno Nitz quase lotou, com a presença de 320 pessoas, incluindo músicos participantes (a capacidade do teatro é de 345 pessoas sentadas). Trinta canções disputaram a premiação, escolhidas depois da avaliação e pontuação de 158 trabalhos inscritos e validados. Foram premiados com dinheiro os três primeiros colocados. A soma dos valores é superior a R$ 55 mil. Já melhor intérprete, melhor instrumentista, melhor letra, melhor arranjo, artista revelação, banda revelação e melhor artista solo ganharam troféu.
Vencedores do 13º Festival da Canção de Balneário Camboriú
1ª Filhos de Nero – Matias Ardanz
2ª Zarabatana – Rizzih
3ª A Mentira Bem Contada – Barba Rala
Melhor Artista Solo – Rizzih (Canção Zarabatana)
Artista Revelação – DAPPER (Canção Indiferença)
Melhor Instrumentista – Eliezer Vieira (Canção Duas Mãos)
Melhor Letra – Zarabatana
Melhor Arranjo – Filhos de Nero
Melhor Intérprete – Nicole Ruju (Canção Filhos de Nero)
Banda Revelação – Barba Rala (Canção A Mentira Bem Contada)