A professora Maria Ester Menegasso, coordenadora do eixo de Educação na equipe de transição e futura secretária municipal de Educação do governo de Juliana Pavan (PSD), esteve em Brasília nesta quarta-feira (6), na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para oficializar a apresentação do projeto técnico do novo CIEP Rodesindo Pavan, planejado para a Vila Real, em Balneário Camboriú.
A reconstrução da instituição, demolida pela atual administração, é um compromisso do novo governo com a população.
Em uma audiência articulada pela deputada estadual Paulinha (PODEMOS), Maria Ester foi recebida pela presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, e por técnicos do Fundo, órgão vinculado ao Ministério da Educação e responsável pelo financiamento de obras de educação básica em parceria com estados e municípios. No encontro, foram discutidas as etapas necessárias para viabilizar o projeto, e a equipe do FNDE forneceu orientações específicas para o cadastramento da proposta, previsto para o início de 2025.
Maria Ester avaliou a reunião como positiva, saindo com uma perspectiva favorável para o projeto. Com o terreno já pertencente ao município e o projeto arquitetônico desenvolvido pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), a expectativa é de que, com o apoio federal estimado em mais de 40 milhões de reais, o CIEP possa ser iniciado e concluído durante o próximo mandato, reafirmando o compromisso do governo eleito em fortalecer a educação em Balneário Camboriú.
A prefeita eleita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, ressaltou a importância de transparência, planejamento e agilidade nos trabalhos de transição para garantir a execução de projetos estratégicos do Plano 55. “Neste mês, ao lado do nosso vice, Nilson Probst, irei a Brasília fortalecer nossa articulação e garantir os recursos que tornarão o CIEP uma realidade novamente em Balneário Camboriú”, celebrou Juliana.
Texto: Márica Paranhos / Assessoria Juliana Pavan