Uma série de vídeos tomou conta das redes sociais nesta quarta-feira (10) denunciando uma corrente de água com características de esgoto, na Rua 205. Esta galeria de água pluvial direciona para o mar as águas resultantes das chuvas que ocorreram hoje pela manhã. Nestas galerias misturam-se às aguas da chuva lançamentos de áreas ainda não cobertas por rede de esgoto, bem como o fluxo oriundo de ligações clandestinas que deságuam na galeria pluvial da Rua 205.
Ao contrário do que muitos cogitaram, isso não foi resultado do transbordamento da estação de tratamento de esgoto ou de alguma elevatória. “Não tem como, não existe essa possibilidade porque a estação de tratamento de esgoto da CONASA lança corretamente o efluente tratado no Rio da Fita, seguindo todas as exigências e determinações do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), 430 de 2011, além da Lei Estadual 14.675 de 2009 e Portaria FATMA Nº 017/02. O que se vê nos vídeos é galeria pluvial, que deveria ser usada apenas para transportar a água da chuva até o mar”, explicam os técnicos da Companhia Águas de Itapema.
Eduardo Vergutz, engenheiro e superintendente da Companhia, diz ainda que a estação de tratamento de esgoto está performando normalmente, ou seja, sem nenhum tipo de problema e que as elevatórias, todas a beira mar, denunciariam se tivesse alguma problema, já que estão absolutamente visíveis.