Após duas mortes de bebês no Hospital Ruth Cardoso em agosto, um novo caso foi registrado nesta quarta-feira (9). A neta do jornalista Edenilson Pozzobon, do portal Janelão, Helena, faleceu após complicações no parto.
A família relatou que Laís, diagnosticada com diabetes gestacional, estava sendo acompanhada por médicos de Itajaí e Camboriú devido ao alto risco da gravidez. Com 36 semanas, a bebê Helena já pesava 3,6 kg, o que levou os profissionais de saúde a recomendarem a realização de um parto antecipado para prevenir complicações. Laís foi então internada no Hospital Ruth Cardoso por três dias para controle da diabetes, mas o parto não foi realizado, contrariando as recomendações.
Na 37ª semana de gestação, Laís voltou ao hospital com uma nova recomendação de indução do parto, mas mais uma vez o procedimento não foi feito. Na semana seguinte, na terça-feira (08), a bebê nasceu pesando 4,7 kg, após complicações. A família denuncia que houve uma demora de mais de 30 minutos para iniciar a indução, o que agravou a situação de saúde da bebê, que acabou sendo transferida para a UTI neonatal, mas não resistiu na madrugada desta quarta-feira (09).
Nota prefeitura de Balneário Camboriú:
“A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da direção do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), lamenta profundamente o falecimento de uma recém-nascida, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, e expressa suas mais sinceras condolências à família neste momento de imensa dor.
Reafirmamos que todo o cuidado e atenção foram dedicados tanto à mãe quanto à bebê, seguindo o pré-natal apresentado e os protocolos da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.
Neste momento de grande perda, nos solidarizamos com os familiares, reafirmando nosso compromisso com o cuidado e respeito à vida em todas as suas fases.”