A Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú orienta a população sobre os cuidados com a restinga da Praia Central. O alerta vem após ocorrência de retirada de parte das plantas no entorno do trecho da reurbanização da orla na quinta-feira (3).
Aproximadamente três metros da vegetação de restinga que havia sido plantada no entorno do trecho da reurbanização da orla da Praia Central foram arrancados, o autor não foi identificado. A planta retirada é da espécie Blutaparon portulacoides, comum em solos arenosos na costa sul brasileira.
A implantação da vegetação na Praia Central é uma exigência do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), para o licenciamento ambiental da obra de alargamento da faixa de areia e tem extrema importância na preservação da orla, criando barreiras naturais que minimizam a ação dos ventos e auxiliam na fixação da areia evitando erosão costeira. As mudas plantadas são de espécies rasteiras e não vão impactar na visão da praia pelos usuários.
A Prefeitura ressalta a importância do cuidado da população não acessando a área da vegetação e não jogando lixo. Também orienta aos pais que não permitam que seus filhos brinquem nas áreas de desenvolvimento da planta.