A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) divulgou nesta terça-feira (06) o índice de eficiência do tratamento de efluentes na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança. Em julho, a eficiência média alcançou 82%, superando os 80% estabelecidos pela legislação estadual e os 60% da legislação federal.
A medição da eficiência é baseada na Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO5), que indica a quantidade de oxigênio necessária para os microrganismos aeróbicos decomporem a matéria orgânica na água. Em junho, o índice era de 60%, mas subiu para 82% em julho, refletindo as melhorias implementadas na ETE.
As melhorias incluem a instalação de novas linhas de aeração na lagoa de tratamento biológico, aumentando de 15 para 29 linhas, e a limpeza completa dos três decantadores em operação. Além disso, a lagoa de aeração foi totalmente reformada, contribuindo para a eliminação de mau cheiro e a melhoria da eficiência do tratamento.
Investimentos
No final de 2023, a lagoa de aeração da ETE Nova Esperança passou por reformas e voltou a operar em janeiro de 2024. A estação também recebeu um novo decantador, totalizando quatro, além de um sistema de gradeamento mecanizado e novos trituradores. Atualmente, a ETE processa, em média, 30 milhões de litros de efluentes por dia.