O quinto óbito por dengue em 2024 em Balneário Camboriú foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) nesta sexta-feira (17). A vítima é um homem de 89 anos, com comorbidades, que morava no Bairro Vila Real. A morte ocorreu dia 4 de maio, no Hospital da Unimed.
Mortes confirmadas por dengue neste ano na cidade
– mulher de 87 anos, com comorbidades, residente no Centro. Ela morreu em 24 de março, no Hospital do Coração.
– homem de 73 anos, com comorbidades, morador do Bairro dos Municípios. Morreu em 12 de abril, no Hospital Municipal Ruth Cardoso.
– mulher de 92 anos, com comorbidades, que morava no Centro. A morte ocorreu dia 11 de abril, na residência da vítima.
– mulher de 72 anos, sem comorbidades, moradora do Centro da cidade. A morte ocorreu dia 30 de abril, no Hospital do Coração.
– homem de 89 anos, com comorbidades, morador do Bairro Vila Real. A morte ocorreu dia 4 de maio, no Hospital da Unimed.
Atendimentos
Os principais sintomas da dengue são febre, cefaleia, mialgia (dor muscular), artralgia (dor nas articulações), dor de cabeça. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.
Para pacientes com suspeita da doença, a Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú disponibiliza o Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue, que funciona anexo ao antigo pronto-socorro do Hospital Ruth Cardoso (Rua Angelina, s/n – Bairros dos Municípios). O local abre de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos sábados, das 7h às 19h, com atendimento exclusivo para moradores da cidade com cadastro ativo na rede de saúde. Aos domingos e no período noturno, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA das Nações) e o Pronto Atendimento 24 horas (PA da Barra) também acolhem a população.
Pessoas com sintomas leves podem buscar atendimento via Telemedicina, sem precisar sair de casa. A consulta é on-line e gratuita pelo link https://bcmaissaude.com.br.