O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está com as inscrições abertas, até 07/06, para o processo seletivo simplificado para o ingresso no curso gratuito de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva.
O curso será presencial, noturno e terá duração de quatro anos. O início das aulas está previsto para o segundo semestre de 2024. Ao todo são ofertadas 40 vagas, sendo 24 destinadas aos professores da rede pública da educação básica e/ou redes de formação por alternância; 10 para o público da demanda social (não professor) e 6 para ampla concorrência.
Inscrições
Para realizar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá acessar o Portal do Candidato do IFC no endereço: https://candidato.ifc.edu.br/
Confira os requisitos para a inscrição:
Poderão se inscrever os professores da rede pública de educação básica, das redes de formação por alternância, o público de demanda social, e demais interessados da ampla concorrência que:
– Possuírem certificado de conclusão do Ensino Médio;
– Comprovarem exercício efetivo da docência- mediante documento expedido pelas Secretarias de Educação Estadual ou Municipal- apenas para professores;
– Apresentarem comprovação específica, de acordo com a legislação vigente, caso sejam o público de demanda social: indígenas, quilombolas, pardos, pretos, populações do campo, pessoas surdas ou público-alvo da educação especial.
Será assegurada a oferta de vagas a professores da rede pública da educação básica e/ou das redes de formação por alternância que já atuem na área do curso sem possuir a formação adequada, dando-se preferência àqueles que são indígenas, quilombolas, pardos, pretos, pertencentes a populações do campo, pessoas surdas e público-alvo da educação especial, conforme descrito a seguir: Licenciatura em Educação Especial Inclusiva: 60% (sessenta por cento) das vagas, ou seja, 24 (vinte e quatro) vagas. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas com o público da demanda social: indígenas, quilombolas, pardos, pretos, populações do campo, pessoas surdas e para o público-alvo da educação especial.
Bolsas para estudantes
Os alunos descritos no item 6.1 do edital receberão uma bolsa mensal de R$ 700,00, durante a vigência do curso, para cada estudante indígena,
pardo, preto, quilombola e das populações do campo, assim como pessoa surda ou pertencente ao público-alvo da educação especial, regularmente matriculado no curso de Licenciatura Educação Especial Inclusiva do PARFOR EQUIDADE. Serão concedidas, no máximo, 30 bolsas.
Sobre o curso
A Licenciatura em Educação Especial Inclusiva tem como propósito a preparação de profissionais para atuarem na modalidade da educação especial em diversos níveis e modalidades de ensino da Educação Básica.
Além disso, os futuros profissionais estarão aptos a trabalhar em espaços não formais, proporcionando conhecimentos específicos na área da educação especial e desempenhando atividades como ensino, docência, atendimento educacional especializado, pesquisa, gestão e assessoria especializada.
Sobre o processo seletivo
A oferta do curso faz parte do PARFOR EQUIDADE, uma ação especial do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), desenvolvido pelo Ministério da Educação. A edição do Parfor Equidade busca promover o acesso equitativo à formação de professores para o atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim como educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos.
Mais informações:
Confira o edital AQUI
E-mail para contato: parfor.equidade@ifc.edu.br
Coordenadora Institucional: Solange Aparecida Zotti