Balneário Camboriú permanece na categoria máxima do Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTUR) em abril.
O Mapa do Turismo Brasileiro possibilita a definição da área a ser trabalhada prioritariamente com políticas públicas pelo MTUR. Os municípios são categorizados (A, B, C, D e E) com objetivo de identificar o desempenho da economia do setor. Estar na categoria “A”, caso de Balneário Camboriú, significa atrair políticas públicas e repasses de recursos para o setor.
Para a categorização, são levadas em consideração variantes como quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem, quantidade estimada de visitantes domésticos, quantidade estimada de visitantes internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.
A cidade é “A” desde o início da categorização, instituída por portaria do MTUR em 2015.
Em território nacional, 2.043 cidades e 312 regiões foram avaliadas em 2024. Após a validação, o município recebe um certificado do Ministério do Turismo, que está no anexo desta matéria. A categorização pode ser conferida no site https://www.mapa.turismo.gov.br.
O MTUR também reconheceu em abril, com certificado, o Conselho Municipal de Turismo de Balneário Camboriú como registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.
Baixar arquivo anexo desta matéria