As atualizações no programa Bolsa Família para o mês de abril foram divulgadas, detalhando as datas de pagamento, antecipações e instruções para os beneficiários. O calendário oficial do programa começará a liberar os pagamentos a partir do dia 17 de abril, estendendo-se até o dia 30. Beneficiários que não receberam nenhuma notificação de atualização podem ficar tranquilos, pois estão previstos para receber o benefício neste mês.
Calendário Oficial de Pagamento
Os pagamentos do Bolsa Família em abril seguirão um calendário específico, iniciando em 17 de abril para aqueles com NIS terminando em 1, e concluindo em 30 de abril para os terminados em 0. Importante destacar que os pagamentos para os NIS que terminam em 4 e 9 serão realizados em uma segunda-feira, mas o depósito ocorrerá no sábado anterior.
NIS final 1: 15 de março;
NIS final 2: 18 de março;
NIS final 3: 19 de março;
NIS final 4: 20 de março;
NIS final 5: 21 de março;
NIS final 6: 22 de março;
NIS final 7: 25 de março;
NIS final 8: 26 de de março;
NIS final 9: 27 de de março;
NIS final 0: 28 de de março.
Antecipação de Pagamentos
Algumas cidades, especialmente aquelas afetadas por condições adversas como fortes chuvas e deslizamentos, poderão ter pagamentos antecipados. As cidades que já receberam antecipações em março continuarão com o mesmo cronograma em abril. Ainda não foi divulgada uma lista completa das novas cidades incluídas para antecipação, mas espera-se que mais municípios sejam adicionados devido a emergências climáticas.
Atualização de Dados
Beneficiários enquadrados em determinados grupos devem atualizar seus dados até datas específicas para evitar o cancelamento do benefício. Aqueles que pertencem ao público 3, por exemplo, têm até 12 de abril para realizar a atualização. Já os públicos 5 e 6 possuem outras datas limite, que foram em março.
Atualização dos Aplicativos
Os aplicativos do Bolsa Família e Caixa Tem, assim como o portal do cidadão, começarão a mostrar as atualizações e status dos benefícios a partir de 9 de abril. Essa atualização facilitará para os beneficiários verificarem se estão com o benefício liberado, bloqueado ou cancelado.
Estas informações são cruciais para os beneficiários do Bolsa Família, garantindo que eles estejam atualizados sobre os procedimentos necessários para continuar recebendo o auxílio.
Dúvidas
O MDS disponibiliza, desde outubro do ano de 2023, o Disque Social 121, canal de atendimento ao cidadão, para esclarecimentos de dúvidas. O telefone funciona com atendimento humano de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h; e nos fins de semana, durante o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, de 10h às 16h. Já o atendimento digital funciona 24h, sete dias por semana, por meio do telefone 121.
Também é possível consultar o aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa, disponíveis para download gratuito, nas lojas virtuais de aplicativos.
Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, o atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e o atendimento eletrônico, 24h, por meio do telefone +55 61 4042-1552 ou pelo link. Essa opção conta também, com o atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras).