O Barra FC venceu o Hercílio Luz, 1 a 0, com gol de Muriel, neste sábado (2), no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, pela 11ª rodada do Campeonato Catarinense 2024. Com o triunfo, o Pescador chegou aos 17 pontos, campanha com recorde histórico de pontos, e a quinta colocação na tabela.
Na próxima fase, o Barra FC encara o Figueirense, que se classificou em quarto lugar, com primeira partida sendo realizada com mando do Pescador, no próximo final de semana.
O JOGO
Uma tarde de muito calor no estádio Gigantão das Avenidas, o que fez com que a rotação da partida não fosse tão intensa quanto nos jogos anteriores. Atrás na tabela de classificação, o Leão do Sul começou o jogo mais ofensivo, pressionando o Barra FC no campo de ataque. As tentativas de finalização, entretanto, não eram claras, somente em chutes de longa distância, que pouco ameaçavam o gol de Ewerton.
O Barra FC demorou um pouco a entrar na partida e chegar ao gol defendido por Matheus. O Pescador tentava, sobretudo, por jogadas pelos lados de campo, com cruzamentos na busca de Alex Henrique. O placar sem gols parecia que seria a tônica do primeiro tempo, num cenário morno. Contudo, uma tabela extremamente técnica de Muriel e Matheus Carvalho tirou o zero do placar. O camisa 2 recebeu bola de Alex Henrique, e achou Matheus Carvalho dentro da área. O meia, de forma muito inteligente, devolveu o passe para Muriel, dentro da área, que finalizou, à queima-roupa, para o fundo das redes: 1 a 0.
O gol sofrido fez o Hercílio Luz se lançar ao ataque de forma mais intensa, em busca da igualdade antes do fim do primeiro tempo. Após desatenção defensiva do Pescador, Ingro, artilheiro do Catarinense, exigiu grande defesa de Ewerton. Já nos acréscimos, após falta lateral, Leo Rigo tentou de cabeça, mas a bola subiu demais, e o placar seguiu com vantagem do clube de Balneário Camboriú.
SEGUNDO TEMPO
Com a vantagem conquistada no primeiro tempo, que ia assegurando uma vaga nos playoffs, o Barra FC voltou para a etapa final com uma postura mais conservadora. O clube mandante marcava no seu próprio campo e buscava somente sair na boa ou em situações de contragolpe. O Hercílio Luz, por sua vez, se mandou ao ataque, inclusive tirando um lateral-direito e colocando em campo mais um atacante. E quem ameaçou primeiro na parte final foi o Leão do Sul, em cabeceio de Clayton, após jogada pela esquerda.
O Leão do Sul colocava uma certa pressão na metade do segundo tempo. Aos 21 minutos, após boa jogada individual de Clayton, Ingro recebeu bola na grande área e bateu cruzado, com a bola tirando tinta da trave. O susto fez a comissão técnica do Pescador mexer no time, colocando Adilson Bahia e Murilo Cavalcante nos lugares de Matheus Carvalho e Alex Henrique. Logo na sequência, Marcelinho cobrou falta de longa distância e obrigou Matheus a fazer boa defesa.
A partida seguia no mesmo ritmo. Hercílio Luz com posse e buscando uma brecha na defesa do Pescador. E Barra FC bem fechado, esperando uma oportunidade para o contra-ataque. Na melhor chance do clube de Balneário Camboriú, aos 44, Elton fez tabela com Thiaguinho, e chutou por cima do gol de Matheus. E foi só. Vitória do Pescador por 1 a 0 e classificação ao mata-mata.