A prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta quinta-feira (29) os serviços do Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue, espaço destinado exclusivamente aos pacientes que apresentam sintomas da doença. O centro estará aberto de segunda a sexta-feira entre 7h e 19h, no antigo pronto-socorro do Hospital Ruth Cardoso, no bairro dos Municípios. A estrutura conta com espaço para o cadastro, triagem, consultórios médicos e área de hidratação.
Para ser atendido, é necessário ser morador de Balneário Camboriú, ter cadastro ativo no Sistema Único de Saúde (SUS), apresentar comprovante de residência além de documentação com foto.
“Com o avanço da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya em toda Santa Catarina e no Brasil, estamos já idealizando esse espaço para o acolhimento da nossa população. Antes mesmo de qualquer anúncio de emergência, como outras cidades já o fizeram, Balneário Camboriú antecipa o funcionamento do Centro de Referência à Dengue como forma de prevenção, para cuidar da nossa gente e ainda, como uma estratégia de enfrentamento da doença”, comenta o prefeito Fabrício Oliveira.
A secretaria de saúde orienta que em casos leves da doença, o morador pode procurar o serviço de telemedicina pelo 0800 888 6556, ou ainda, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro das Nações – rua Israel nº 205, o Pronto Atendimento da Região Sul (PA da Barra) – rua Jardim da Saudade nº 1500, além do Pronto Socorro do próprio Hospital Ruth Cardoso, no período noturno e nos finais de semana e feriados.