Cerca de 700 pessoas estarão trabalhando na Praia Central de Balneário Camboriú na noite da virada do ano, envolvidas com limpeza, segurança e orientação no trânsito. A empresa responsável pela limpeza da praia, após a queima de fogos, é a DMG Prestação de Serviços e Segurança, de Navegantes, vencedora da licitação; juntamente com a concessionária Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda, que já atua na cidade; ambas orientadas e supervisionadas por uma equipe da Secretaria de Obras.
Os detalhes para a grande noite foram ajustados durante uma reunião, na manhã de quarta-feira(27), na Secretaria de Obras, com o secretário de Planejamento e Obras, engenheiro Edson Kratz; demais coordenadores e diretores da Obras e representantes da DMG. Para a limpeza inicial da Praia Central a Prefeitura pagará à DMG R$ 87 mil e arcará com a locação de cinco máquinas e cinco caminhões, da empresa Areia Ana, de Camboriú, ao custo de R$ 26 mil 300. Mais cinco máquinas e seis caminhões da Secretaria de Obras participarão da ação; cabendo à empresa vencedora os custos com a mão de obra de 150 pessoas, mais os equipamentos e ferramentas utilizados.
Além dos agentes de limpeza da DMG e equipe da Secretaria de Obras, que somam 160 pessoas, e 240 agentes de limpeza da Ambiental; atuarão na operação da virada na Praia Central 14 Bombeiros Militares; 150 Policiais Militares, 80 Guardas Municipais e 40 Agentes de Trânsito. Dez máquinas e 12 caminhões, além de duas Kias de apoio e dois quadriciclos auxiliam no trabalho.
“Montamos uma grande estrutura buscando maior segurança e conforto a nossos visitantes e moradores que vêm à orla prestigiar essa grande festa, saudando o primeiro dia do ano, e pedimos às pessoas que, ao trazerem as suas garrafas de espumante para a praia, as leve de volta (vazias) para suas casas, dando uma demonstração de respeito ao meio ambiente e à cidade de Balneário Camboriú. Se cada um que trouxer um espumante para a praia, para brindar ao novo ano, retornar para sua casa levando a garrafa para dar-lhe o destino adequado no lixo, iniciaremos bem, conceitualmente, o ano de 2018” pontua Kratz acrescentando que a concessionária Ambiental, responsável pelo recolhimento do lixo de Balneário Camboriú, já tem o destino adequado para essas milhares de garrafas que serão recolhidas.
A ação
A partir da 1h da madrugada os maquinários, já posicionados nos seis quilômetros de areia da Praia Central, serão ligados, anunciando o início da limpeza. Três equipes distintas, uma no Pontal Norte, outra na Barra Sul e uma na altura da Avenida Central – Praça Almirante Tamandará, iniciam o recolhimento de garrafas, latas e todo tipo de lixo descartados na areia. Essas equipes, posicionadas nas extremidades da praia, seguem limpando, em arrastão, até a Praça Almirante Tamandaré, onde deverão chegar às 6h.
Paralelamente a isso, os 240 agentes da Ambiental vêm fazendo nova limpeza, na areia e pista de rolamento da Avenida Atlântica, quando a Polícia Militar e Agentes de Trânsito, já no amanhecer, garantem a liberação do tráfego de veículos.
Praias agrestes
Para garantir a limpeza também nas seis praias agrestes de Balneário Camboriú, a concessionária Ambiental destinará 20 agentes de limpeza.