A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu ao sistema de consultas online gratuitas com clínicos gerais, na última segunda-feira (15). Desde a iniciativa, foram 486 atendimentos onlines. O município entrou em um grupo seleto de cidades que oferecem esse serviço.
O atendimento ocorre através do WhatsApp pelo telefone 0800 888 6556. Para que a consulta seja realizada é importante que o paciente esteja conectado à internet e que utilize um aparelho com câmera frontal. O serviço está disponível 24h por dia, durante todos os dias da semana.
“Mais uma vez, nossa cidade inova na ampliação de seus serviços na área da saúde. A telemedicina chega para facilitar o acesso da população em nosso município, possibilitando uma rápida acolhida graças a tecnologia tão presente em nossas vidas. É a prefeitura de Balneário Camboriú seguindo uma tendência mundial na área médica”, acrescenta o prefeito Fabrício Oliveira.
Com o atendimento online, o município deseja diminuir a fila de espera nas Unidades de Pronto Atendimento, sobretudo no período da temporada. Com a rapidez nos atendimentos, as consultas onlines trazem mais comodidade ao paciente.
A consulta médica online deve ser procurada por pacientes com sintomas leves, em caso de gravidade, a recomendação contínua sendo a ida ao Pronto Atendimento do Hospital Municipal Ruth Cardoso, da Barra e ou na UPA das Nações.
Questionamentos frequentes
Quando posso utilizar o atendimento?
O atendimento online deve ser procurado sempre que o paciente sentir sintomas leves. Em casos mais graves, a orientação é procurar o Hospital Ruth Cardoso, o Pronto Atendimento da Barra ou a UPA das Nações.
Eu posso marcar consultas médicas das UBS por meio do atendimento online?
Não, para consultas médicas previamente agendadas é necessário se dirigir até a Unidade Básica de Saúde do seu bairro. A telemedicina é uma ação voltada para casos de urgência de baixa gravidade.
Caso precise de medicamentos, como devo proceder?
O médico enviará uma receita médica digital, onde o paciente poderá retirar nos quatros polos descentralizados da farmácia municipal.