Apaixonados pela natureza e, principalmente, por aves terão a chance de participar de uma atividade de identificação desses animais vertebrados que, dependendo da espécie, voam e cantam. De sexta-feira a domingo (26 a 28 de janeiro), ocorre uma passarinhada, ou seja, uma observação de aves, gratuita e aberta à população em geral (basta comparecer nos horários e pontos de encontro listados no fim do texto).
A ação faz parte do projeto “Observando Aves em Balneário Camboriú”, patrocinado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Em dezembro de 2023, o projeto lançou um livro homônimo que apresenta uma relação das aves mais comumente avistadas na cidade, com imagens e textos sobre cada uma das espécies.
Nas passarinhadas, serão percorridas algumas das áreas verdes, entorno de rios e morros da cidade para reconhecimento e identificação das espécies que mais frequentam a região. A atividade será guiada por uma especialista em observação de aves, a qual orientará os participantes sobre as melhores técnicas para passarinhar em ambiente urbano. Em caso de chuva, a ação será adiada.
Durante as passarinhadas, será distribuído gratuitamente o livro do projeto. A versão digital da obra está disponível no site http://avesbc.eco.br.
Iniciativa do Observatório de Interações no Ambiente (OiA), “Observando Aves em Balneário Camboriú” tem o apoio do projeto Aves Catarinenses e do Núcleo de Sustentabilidade da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc).
PASSARINHADAS
– Sexta-feira (26/01), às 18h, na Praça Antônio Eliziário Corrêa, na Vila Real (trajeto: entorno do manguezal do Rio Camboriú)
– Sábado (27/01), às 8h, na Rua Julieta Lins, nº 22, no Bairro Pioneiros (trajeto: entorno da foz do Rio Marambaia)
– Domingo (28/01), às 8h, na Rua Virgínia Ângelo Severino, no início do Morro do Careca (trajeto: subida do Morro do Careca)
DICAS:
– leve água;
– use roupas leves e adequadas;
– proteja-se do sol;
– se tiver disponibilidade, leve binóculos;
– livro “Observando Aves em Balneário Camboriú” será distribuído gratuitamente.