Ingredientes:
- 2 xícaras de feijão cozido (pode ser feijão preto, carioca, ou o tipo de sua preferência)
- 1 cebola média, picada
- 2 dentes de alho, picados
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 folha de louro
- 1 colher de chá de cominho em pó
- 1 colher de chá de colorau (ou páprica)
- Sal e pimenta a gosto
- 4 xícaras de água (ou mais, dependendo da consistência desejada)
- Suco de meio limão (opcional, para dar um toque cítrico)
Instruções:
- Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e refogue até que fiquem dourados e fragrantes.
- Acrescente o cominho em pó e o colorau (ou páprica) à panela e mexa por mais alguns minutos para liberar os aromas e sabores.
- Adicione o feijão cozido à panela e misture bem com os temperos.
- Coloque a folha de louro na panela e adicione a água. Deixe ferver e, em seguida, reduza o fogo para médio-baixo. Cozinhe por cerca de 15-20 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Retire a folha de louro e use um liquidificador de mão (ou um liquidificador comum) para triturar o feijão até obter uma mistura homogênea e cremosa. Se achar que a consistência está muito grossa, você pode adicionar mais água.
- Volte a panela ao fogo baixo e aqueça o caldinho novamente. Tempere com sal e pimenta a gosto. Se desejar, adicione o suco de limão para dar um toque cítrico.
- Sirva o caldinho de feijão quente, acompanhado de torradas, pedaços de queijo, ou pedacinhos de bacon fritos para um toque extra de sabor, se preferir.
Essa é uma receita básica de caldinho de feijão, e você pode ajustar os temperos e a consistência de acordo com o seu gosto pessoal. Bom apetite!