Com mais de um milhão de pessoas na faixa de areia da Praia Central, o Réveillon 2023/2024 de Balneário Camboriú foi o maior da história do município. Confira, a seguir, mais números relacionados ao dia da virada do ano.
LIMPEZA URBANA
A Secretaria de Obras divulgou o balanço final relacionado à quantidade de resíduos recolhidos durante a Operação Réveillon na Praia Central. No total, foram várias cargas de caminhão que somam 328 toneladas de lixo recolhido. A partir da primeira hora do ano, uma equipe composta por 350 trabalhadores, 20 caminhões e 16 máquinas auxiliares fez o recolhimento de resíduos ao longo de toda extensão da faixa de areia e da Avenida Atlântica. Entre os materiais recolhidos, destacam-se garrafas de espumante, latinhas e garrafas PET.
Ao longo do dia 1º de janeiro, 756 funcionários foram alocados em três turnos para a limpeza e coleta de resíduos no restante do município.
SAÚDE
O Centro de Controle Operacional (CCO) registrou 142 atendimentos médicos durante o plantão de Réveillon. Destes, cinco necessitaram de transferência para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) das Nações.
O primeiro recém-nascido de 2024 no Hospital Municipal Ruth Cardoso veio ao mundo às 03h31 desta segunda-feira (1°). Com mãe natural de Porto Belo, o pequeno nasceu de parto natural pesando mais de 4kg.
SEGURANÇA
A Guarda Municipal registrou poucas ocorrências ao longo da virada do ano: ao todo, foram recolhidas seis caixas de som e registrados os furtos de dois telefones celulares e duas bicicletas.
TRÂNSITO
A Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, através da autarquia BC Trânsito, informa que o alto volume de veículos na BR-101 na noite do Réveillon, em ambos os sentidos, prejudicou o fluxo de saída da cidade.
A rodovia, que passa em meio ao município, ficou totalmente parada durante toda a madrugada, sendo liberada apenas após às 5h do dia 1º de janeiro.
Inúmeras tratativas foram feitas junto ao DNIT e à concessionária Artéris Litoral Sul para que medidas que melhorem o fluxo da BR-101 fossem tomadas. Tal inércia refletiu no grande congestionamento de toda a região na noite de réveillon.
A BC trânsito informa ainda que todas as medidas necessárias foram executadas conforme planejamento conjunto com a Guarda Municipal e Polícia Militar.
ESPAÇO PARA PCD´S
O Réveillon de Balneário Camboriú foi especial para o grupo de 80 pessoas com algum tipo de deficiência cadastradas para utilizar o espaço “BC é Nossa Praia”. Cadeirantes, deficientes visuais e auditivos, pessoas com autismo e com dismorfia atrófica puderam usufruir com acompanhantes do espaço à beira-mar, altura da Rua 3600, no Centro.
Do local, era possível acompanhar de perto o show inédito com mil drones e ter uma visão privilegiada da orla e dos fogos de artifício, que iluminaram os céus da cidade durante 15 minutos. O espaço contou com acessibilidade, cobertura, comes e bebes.