A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú – Emasa, está concluindo nesta sexta-feira (15), a etapa de terraplanagem do fundo da lagoa de aeração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança. Também os taludes laterais estão recebendo material novo e compactação.
A terraplanagem começou nesta quinta-feira (14), e tem por objetivo nivelar e compactar o fundo e as paredes laterais da lagoa. Paralelamente, uma segunda equipe está preparando o material para iniciar a colocação dos drenos de líquidos e gases, necessários para o bom funcionamento do reservatório.
“No nosso cronograma, o passo seguinte terá início na segunda-feira (18), com o início da colocação do “bidim”, que é uma manta de poliéster que será esticada no fundo da lagoa para proteção da geomembrana, que será colocada na sequência”, explica o diretor-técnico da Emasa, Alexandre Motta.
Homens e máquinas também trabalham na obra do entorno do novo decantador da estação, fazendo as ligações necessárias ao sistema. O novo decantador já recebeu o equipamento eletromecânico necessário para seu funcionamento, assim como a autorização de operação emitida pelo IMA. Tão logo estejam concluídas as obras do entorno, serão iniciados os testes para pôr em operação o novo equipamento.