A premiação dos hotéis que participaram da edição 2023/2 da campanha Room Tax, através do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, aconteceu na noite de terça-feira (5), em evento para representantes dos hotéis que participam, ocorrido no Quintal da Pizza. O hotel que ficou em 1º lugar foi o Palmas Executivo e em 2º o Negrini.
A Room Tax é uma contribuição espontânea para o turismo, uma prática mundial, onde toda arrecadação é destinada aos Convention Bureaux. Os hóspedes dos 26 hotéis participantes, de Balneário Camboriú, foram convidados a pagar R$ 3,00 por dia (valor por quarto). 20% da Room Tax fica para o hotel e o restante é repassado ao BC Convention, que o investe em ações importantes para a cidade, como captação de eventos, promoção do destino, capacitações do trade e ações de marketing.
A Room Tax é uma receita muito importante para manutenção do BC Convention, e é uma forma do hotel estar associado à entidade e participar das ações sem onerar seu caixa, como explica a vice-presidente de Captação de Eventos do BC Convention e hoteleira, Margot Rosenbrock Libório. “A Room Tax dá suporte a todo o trabalho que o Convention Bureau realiza, é uma contribuição muito importante para todos os Conventions do Brasil. É uma taxa que os hotéis recolhem e repassam ao nosso Convention. Tem no mundo todo e em várias partes do mundo são valores bem mais altos, mas em Balneário Camboriú é apenas R$ 3,00 por apartamento/dia, onde os hotéis repassam 80% do valor que eles cobram ao Convention Bureau”, diz.
Margot aproveita para citar que é super importante que mais hotéis se envolvam, porque é perceptível que os turistas apoiam a taxa, que por existir mundialmente já é conhecida e possui baixa rejeição. “Muito raramente alguém se nega, mas se alguém se negar também não é um problema. É uma contribuição voluntária, mas muito importante porque realmente é a grande base da arrecadação e que mantém o nosso Convention Bureau”, pontua.
A proprietária do hotel vencedor, o Palmas Executivo, Denise Schweinberg, afirma que fica muito feliz por estar colaborando com o Convention através da Room Tax e salienta que sua equipe não tem dificuldade nenhuma em conseguir cobrar a taxa porque hoje é tudo via sistema. “A gente programa o sistema, informa a agência, informa o hóspede particular… é uma coisa muito simples. E eu me admiro muito que ainda tem muitos hotéis que não participam. Eu acho que é muito importante, ainda mais sendo um valor que não sai do bolso do empresário, e sim que vem do hóspede para ser investido no nosso destino turístico”, diz.
Confira quais hotéis que participaram da Room Tax 2023/2
Arco do Sol
Slaviero Brut
Camboriú Praia Hotel
Centromar Hotel
Flat Concept
Hamburgo Palace Hotel
Gênova Hotel
HM Plaza Hotel
Hotel D’Sintra
Hotel Geranium
Hotel Melo
Hotel Pousada Rezende
Hotel Rosenbrock
Hotel Bella Camboriú
Pousada Ponta do Lobo
Intercity Itapema
Palmas Executivo
Hotel Negrini
Marambaia Hotel
Mercure Hotel
Rizzu Marina Hotel
San Marino
Sandri City Hotéis
Santa Inn
Hotel Vieiras
Sibara Flat e Convenções.