O mês de outubro está chegando ao fim, e os beneficiários do Bolsa Família já estão ansiosos para saber sobre as operações que serão realizadas no programa em novembro. Muitos questionam se quem recebeu em outubro continuará recebendo normalmente no próximo mês.
Os pagamentos do Bolsa Família estão sendo efetuados conforme o calendário oficial divulgado pelo governo. Em outubro, os depósitos realizados pela Caixa Econômica Federal começaram no dia 18 e terminaram no dia 31. Os valores são depositados no aplicativo Caixa Tem, permitindo que os beneficiários façam pagamentos, transferências e saques em agências ou lotéricas correspondentes.
Uma revisão cadastral está em andamento pelo governo com o objetivo de identificar e remover do programa aqueles que estão recebendo o Bolsa Família de forma irregular. Mais de 3 milhões de famílias estão atualmente bloqueadas, suspensas ou canceladas e aguardam um retorno sobre o desbloqueio das parcelas.
Aqueles que receberam o benefício em outubro e têm seu cadastro atualizado e sem pendências provavelmente receberão em novembro. No entanto, aqueles que encontram mensagens relacionadas a irregularidades ou falta de atualização no sistema devem se preocupar, pois o benefício pode ser bloqueado ou suspenso.
É essencial que o responsável familiar mantenha o Cadastro Único atualizado. A atualização das informações deve ser realizada a cada dois anos ou sempre que houver uma mudança significativa na família, como mudança de endereço, nascimento ou falecimento de um membro.
Famílias que não possuem um responsável familiar cadastrado, possivelmente devido ao falecimento do responsável, devem comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para nomear uma nova pessoa responsável.
Além disso, aqueles que se identificam como moradores únicos, os chamados “unipessoais”, também estão sendo revisados. Aqueles que estão com mensagem de Averiguação no Aplicativo devem atualizar suas informações até o dia 10 de novembro para evitar o cancelamento do benefício. Caso contrário, para voltar a receber, será necessário realizar um novo cadastro e aguardar na fila de espera do programa.
O Ministério do Desenvolvimento Social estabeleceu o dia 10 de novembro como a data limite para atualização dos dados, visando evitar bloqueios e cancelamentos em dezembro. Portanto, é crucial respeitar o prazo e atualizar as informações para continuar recebendo o benefício mensalmente.