A coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Taquaras, Francieli Carvalho Taborda, é uma das vencedoras do 25º Prêmio Educador Nota 10 com o projeto “O que se faz na Educação Infantil? A documentação pedagógica como estratégia para tornar visível o trabalho com intencionalidade pedagógica e o protagonismo da criança pequena”. A premiação, concedida pela Fundação Victor Civita e pelo Instituto Somos, busca reconhecer profissionais da Educação Básica no país que se destacam em boas práticas educacionais.
“O prêmio, que é um dos mais importantes da educação nacional, fortalece a atuação de professores que realmente acreditam no poder transformador da educação”, pontua Francieli, acrescentando que o projeto tem, de fato, alcançado o seu objetivo principal, ao tornar visível para a sociedade o fazer pedagógico desenvolvido com intencionalidade, por meio de um processo inovador e sustentável de documentação pedagógica, além de revelar uma criança potente e capaz de ser a protagonista de suas aprendizagens.
O projeto, vencedor na categoria Inovação e Tecnologia, agora concorre, com os outros oito projetos vencedores desta edição do Prêmio Educador Nota 10, na categoria Educador do Ano, cujo contemplado será divulgado no dia 25 de outubro, na cerimônia oficial de premiação. O evento acontece no Teatro B32, em São Paulo, e também vai anunciar a colocação de cada vencedor nas respectivas categorias: Direitos Humanos, Inovação e Tecnologia, Sustentabilidade. A premiação envolve vale-presentes de até R$ 25 mil, bolsas de estudos e acesso à plataforma PROFs (sistema de formação de educadores da Somos Educação).
Em 2022, Balneário Camboriú também foi contemplado com o Prêmio Educador Nota 10, quando a professora Jaqueline Maria Alexandre Weiler conquistou o júri com o projeto “A pesquisa como prática educativa: aprendendo a aprender com os quero-queros”, também implementado no NEI Taquaras, pertencente à rede municipal.
Sobre o prêmio
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. Conta com apoio de mídia do Grupo Abril e do Instituto Band, patrocínio da BDO Brasil e apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Desde 2018, é associado ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de educação.
Ao longo das 24 edições anteriores, foram premiados 331 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 3,2 milhões em prêmios no total. Nesta edição, o Prêmio recebeu a inscrição de mais de 2,6 mil projetos.
Sobre o Instituto Somos
O Instituto Somos foi criado em 2017 pela Somos Educação, principal empresa de Educação Básica do Brasil, com o intuito de democratizar o acesso à educação, à leitura e às competências do futuro para jovens em vulnerabilidade social em todo o Brasil, gerando oportunidades para todos que confiam no poder da educação e desejam se tornar agentes de transformação de suas próprias vidas. O Instituto atua em três frentes: Alfabetização e Letramento; Acesso e Democratização; Tecnologia e Inovação.
Sobre a Fundação Victor Civita
A Fundação Victor Civita foi criada em 1985 como uma das primeiras iniciativas brasileiras no campo social. Sua missão é valorizar o trabalho de professores e gestores, disseminando as melhores práticas da Educação Básica para auxiliar os educadores brasileiros a enfrentar os desafios de seu tempo.