Muitos beneficiários do programa Bolsa Família têm relatado uma mensagem inesperada em seus aplicativos, indicando a suspensão do pagamento por 30 dias. A razão apresentada para essa suspensão está relacionada à falta de frequência escolar, pesagem ou vacinas atrasadas.
Diversos beneficiários relataram que, ao verificar o status de seus aplicativos, encontraram o status de “bloqueado” devido a motivos como frequência escolar, vacinação em dia ou pesagem. Outros foram informados de que o benefício seria bloqueado por um mês porque alguém de sua família ultrapassou o limite de faltas na escola. Há também relatos de que, apesar de os filhos frequentarem a escola regularmente e estarem com todas as vacinas em dia, o Bolsa Família foi bloqueado.
Além disso, muitos beneficiários relataram que, ao verificar novamente os aplicativos, a mensagem de suspensão desapareceu, sendo substituída por um simples traço.
O Ministério do Desenvolvimento Social informou que a averiguação nos cadastros dos beneficiários do programa Bolsa Família está em andamento e que, em setembro, haverá novos bloqueios, suspensões e cancelamentos. No entanto, acredita-se que a notificação de suspensão possa ser um erro no sistema, já que famílias unipessoais e aquelas que não possuem crianças ou gestantes também receberam essa notificação.
A mensagem que muitos beneficiários estão vendo diz: “O seu benefício foi bloqueado porque alguém da sua família faltou à escola mais do que o permitido em junho ou julho de 2023, alguma criança estava com vacina atrasada, não acompanhou o peso e altura ou alguma gestante não fez o pré-natal no semestre passado.”
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O Ministério do Desenvolvimento Social tem até o dia 18 para atualizar os aplicativos dos mais de 21 milhões de beneficiários do programa Bolsa Família. Portanto, aqueles que receberam esta notificação podem ficar tranquilos, pois nos próximos dias a situação será corrigida e o benefício será liberado.
A recomendação é que os beneficiários aguardem até o dia 10 e, se a mensagem persistir, aguardem até o dia 18, quando se iniciam os depósitos deste mês. Se a situação não for resolvida, é aconselhável procurar o CRAS mais próximo para esclarecimentos.