A Fundação Cultural de Camboriú precisa da ajuda dos moradores para contar melhor a história do município, seja por meio de relatos ou itens antigos. A Fundação inaugurará a Casa da Memória de Camboriú e está recolhendo doações para formar o acervo do local, que funcionará como um pequeno museu. A casa escolhida foi a antiga propriedade do Porto do Rio Camboriú, que posteriormente foi transformada em um comércio. O local, que fica localizado na Avenida Santo Amaro, no bairro São Francisco de Assis, conserva a arquitetura de época do final do século XIX e recebeu uma nova pintura.
Os interessados em ajudar a contar a história do município devem entrar em contato com a Fundação Cultural. A entidade fica localizada na Rua Hercílio Zuchi, no Centro – anexo ao Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. A Fundação atende no telefone (47) 3365-1311 e no email cultura@camboriu.sc.gov.br.
Serão aceitos os mais diversos itens que sirvam para compor esse ambiente cultural e histórico, que tem a missão de resgatar e perpetuar esse legado para as futuras gerações. Além disso, a Fundação Cultural também registrará histórias contadas por moradores antigos do município. O objetivo é formar um acervo com itens materiais e imateriais. Todas as doações serão registradas e catalogadas e serão pertencentes a Casa da Memória.
“Contar a história do município é muito importante para que a nossa cultura seja eternizada e se transforme em um legado para as próximas gerações. A Casa da Memória será um ambiente incrível e que servirá para atingirmos esse objetivo. Mas para deixar esse espaço ainda mais especial, queremos a participação da comunidade, que é um agente atuante e transformador da nossa cultura”, define a presidente da Fundação Cultural, Eliane Ribeiro Inácio Rocha de Oliveira.