Já estão em operação desde sexta-feira (04), os equipamentos de gradeamento fino mecanizado da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Balneário Camboriú. Os novos equipamentos foram instalados nas calhas de entrada do tratamento preliminar de esgoto da estação e começaram a ser montados na quinta-feira (03).
O gradeamento é um processo preliminar utilizado na Estação de Tratamento de Esgotos com a finalidade de separar sólidos grosseiros presentes no efluente, através de operação física de gradeamento mecanizado. A remoção desses sólidos protege os equipamentos eletromecânicos (bombas, válvulas, aeradores, removedores) e impede, ainda, o depósito em tubos, canais e tanques, oferecendo segurança e eficiência operacional.
Também já foi concluída a colocação do concreto não estrutural na base do novo decantador que está sendo construído na ETE, e, sobre a camada de concreto colocada esta semana, está sendo montada a estrutura de ferro para a concretagem definitiva da lage de fundo, que terá uma espessura de 40 cm.
O tratamento do esgoto que chega a ETE atualmente está com 65% de eficiência.