A época de festas juninas é sempre aguardada com grande animação, e uma das grandes atrações são as deliciosas comidas típicas. Nessa seleção de receitas, trago para você cinco opções tradicionais que vão encantar o seu paladar.
Começando com a irresistível Canjica, um doce cremoso e reconfortante feito com milho branco, leite e especiarias. Em seguida, a Pamonha, uma delícia feita com massa de milho verde envolvida em palha, proporcionando um sabor autêntico. Não poderia faltar o Curau de Milho Verde, um creme doce e refrescante que celebra o sabor característico do milho. O Pé de Moleque, uma combinação de amendoim, açúcar e rapadura, traz um toque crocante e saboroso à festa. E, para finalizar, a Maçã do Amor, uma guloseima coberta com uma camada vermelha brilhante de caramelo, que conquista o coração de todos.
Essas receitas são a essência das festas juninas, proporcionando momentos de sabor, alegria e tradição. Prepare-se para desfrutar dessas delícias em meio a uma atmosfera de festa e celebração.
1- Canjica
Ingredientes:
- 500g de milho para canjica
- 1 litro de água
- 1 litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 200ml de leite de coco
- 1 xícara de açúcar
- Canela em pó a gosto
- Cravo-da-índia a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo:
- Em uma panela de pressão, coloque o milho para canjica e cubra com água. Adicione uma pitada de sal e deixe de molho por pelo menos 8 horas ou durante a noite.
- Após o período de molho, escorra a água do milho e adicione 1 litro de água fresca à panela de pressão. Tampe e cozinhe em fogo médio por cerca de 40 minutos, ou até que a canjica fique macia e cozida. Verifique as instruções da embalagem do milho, pois os tempos de cozimento podem variar.
- Após o cozimento, retire a pressão da panela e verifique se a canjica está macia. Se necessário, cozinhe por mais alguns minutos.
- Em outra panela, aqueça o leite em fogo médio. Assim que o leite estiver quente, adicione a canjica cozida, o leite condensado, o leite de coco, o açúcar, a canela em pó e o cravo-da-índia. Misture bem todos os ingredientes.
- Cozinhe a mistura em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, por aproximadamente 20 minutos, ou até que a canjica fique cremosa e os sabores estejam bem incorporados.
- Após o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a canjica descansar por alguns minutos antes de servir.
- Sirva a canjica quente em tigelas individuais, polvilhando canela em pó por cima, se desejar. Também pode ser servida fria, caso prefira.
2- Pamonha
Ingredientes:
- 8 espigas de milho verde
- 1 xícara de leite
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/4 de xícara de manteiga derretida
- Sal a gosto
- Palha de milho (para embalar)
Modo de preparo:
- Comece retirando as palhas das espigas de milho, tomando cuidado para preservá-las inteiras e sem rasgos. Reserve algumas palhas para amarrar as pamonhas.
- Em seguida, corte os grãos de milho das espigas com uma faca, raspando para obter todo o conteúdo.
- Transfira os grãos de milho para um liquidificador ou processador de alimentos e adicione o leite. Bata até obter uma massa grossa e homogênea.
- Em uma tigela grande, despeje a massa de milho batida. Adicione o açúcar, a manteiga derretida e o sal. Misture bem até que todos os ingredientes estejam incorporados.
- Pegue uma palha de milho e coloque uma porção da massa de milho no centro da palha. Dobre as extremidades da palha para cobrir a massa e amarre com um barbante ou fita. Repita o processo até que toda a massa seja utilizada.
- Em uma panela grande com água fervente, coloque as pamonhas amarradas e cozinhe em fogo médio-baixo por aproximadamente 40 a 50 minutos, ou até que fiquem firmes.
- Retire as pamonhas da água e deixe-as esfriar um pouco antes de desembrulhar.
- Desembrulhe as pamonhas e sirva-as quentes, acompanhadas de manteiga ou queijo, se desejar.
3- Curau de milho verde
Ingredientes:
- 4 espigas de milho verde
- 1 xícara de leite
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de leite de coco
- 1 pitada de sal
- Canela em pó para polvilhar (opcional)
Modo de preparo:
- Retire as palhas e os cabelos das espigas de milho verde e lave-as bem.
- Com uma faca, corte os grãos de milho das espigas, raspando para retirar todo o conteúdo.
- Em um liquidificador ou processador de alimentos, coloque os grãos de milho e o leite. Bata bem até obter uma mistura homogênea.
- Em uma panela média, despeje a mistura de milho e leite. Adicione o açúcar e o sal. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até começar a ferver.
- Reduza o fogo para baixo e continue cozinhando, mexendo constantemente, por cerca de 10 a 15 minutos, ou até que o curau engrosse e adquira uma consistência cremosa.
- Adicione o leite de coco ao curau e misture bem. Cozinhe por mais 2 a 3 minutos, mexendo para incorporar o leite de coco.
- Retire o curau do fogo e deixe esfriar um pouco.
- Transfira o curau para tigelinhas individuais ou uma travessa maior. Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente.
- Leve o curau à geladeira e deixe refrigerar por pelo menos 2 horas, ou até ficar bem gelado.
- Antes de servir, polvilhe canela em pó por cima, se desejar.
4- Pé de moleque
Ingredientes:
- 2 xícaras de amendoim torrado sem pele
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de rapadura ralada (ou açúcar mascavo)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 lata de leite condensado
Modo de preparo:
- Em uma panela grande, coloque o açúcar, a rapadura ralada e a manteiga. Leve ao fogo médio e mexa até que a rapadura e o açúcar estejam completamente derretidos.
- Adicione o leite condensado à panela e continue mexendo em fogo médio. A mistura vai começar a engrossar.
- Quando a mistura estiver bem espessa e começar a desgrudar do fundo da panela, adicione o amendoim torrado. Mexa bem para incorporar o amendoim à mistura.
- Despeje a massa do pé de moleque em uma assadeira untada com manteiga. Espalhe a massa de maneira uniforme na assadeira, pressionando levemente.
- Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente até que a massa esteja firme.
- Após esfriar, corte a massa em pedaços quadrados ou retangulares do tamanho desejado.
- Se preferir, você pode embrulhar os pedaços de pé de moleque em papel celofane transparente para servir ou armazenar.
5- Maçã do amor
Ingredientes:
- 4 maçãs médias
- 2 xícaras de açúcar
- 1/2 xícara de água
- Corante alimentício vermelho (opcional)
- Palitos de sorvete
Modo de preparo:
- Lave e seque bem as maçãs. Insira um palito de sorvete em cada maçã, atravessando o centro, para que fique bem fixo.
- Em uma panela média, misture o açúcar e a água. Leve ao fogo médio-alto e deixe ferver, sem mexer, até obter uma calda em ponto de bala dura. Para verificar o ponto, coloque um pouco da calda em um recipiente com água fria e, se conseguir formar uma bola dura, estará no ponto.
- Se desejar, adicione algumas gotas de corante alimentício vermelho à calda, mexendo bem para obter a cor desejada.
- Remova a panela do fogo e mergulhe cada maçã na calda, inclinando a panela para cobrir toda a superfície da maçã com a calda vermelha. Você pode girar a maçã para ajudar a cobrir uniformemente.
- Levante a maçã e deixe o excesso de calda escorrer, girando-a delicadamente para que a calda não acumule na base.
- Coloque as maçãs do amor em uma assadeira forrada com papel manteiga untado, deixando um espaço entre elas para que não grudem.
- Deixe as maçãs esfriarem completamente e endurecerem antes de servir. Isso pode levar cerca de 30 minutos a 1 hora.